• Carregando...

Algumas orientações para se proteger das gripes

- Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

- Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

- Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

- Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

- Mantenha os ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

- Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

- Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

- Mantenha seu ambiente de trabalho sempre bem higienizado.

Mais três mortes pelo vírus Influenza A H1N1 foram confirmadas na região Noroeste do Paraná, de acordo com o boletim da gripe divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na segunda-feira (29). As vítimas são de Colorado, Terra Boa e Umuarama. Apenas na morte em Umuarama foi diagnosticada comorbidade, doença prévia que pode ter agravado os efeitos da gripe.

Neste ano, a Sesa confirmou 14 mortes e 128 casos confirmados de gripe A H1N1 no Noroeste do Paraná. No estado, o número de óbitos subiu para 44 entre 11 julho e 21 de julho. Em Curitiba, houve uma morte pela Influenza B no mesmo período.

Os dados fazem parte do monitoramento realizado pelo governo do Paraná para acompanhar o comportamento dos vírus de gripes circulantes no Paraná. Ao todo, foram confirmados 1.069 casos de gripes no estado, 479 deles causados pelo vírus Influenza A H1N1.

Além da vacinação, outra forma de se proteger das gripes é manter hábitos saudáveis durante o dia a dia. Medidas simples como lavar as mãos, manter ambientes bem arejados e evitar o contato com pessoas com suspeitas de gripes são algumas das recomendações da médica Mirian Woiski.

"São precauções que devem ser incorporadas ao cotidiano de todas as pessoas, independentemente da estação do ano. Como no inverno a tendência é de que as pessoas fechem os ambientes por causa do frio, o risco de contágio é maior e essas medidas devem ser reforçadas", explicou a médica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]