• Carregando...

Paraná receberá mais 400 mil doses

A Sesa confirmou nesta segunda-feira (23) que vai ampliar a vacinação para crianças de dois a cinco anos. O Estado deve receber mais 400 mil doses da vacina contra a gripe A na próxima quinta (26). "Assim que as doses chegarem às unidades de saúde a vacina será estendida para este público-alvo, além dos grupos já priorizados", destaca Sezifredo Paz.

Com a chegada das novas doses, o Estado terá cerca de 2,6 milhões de paranaenses imunizados contra a gripe neste ano. A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação que ocorreu em maio/junho e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 31 casos de Gripe A (H1N1) nas regiões Noroeste e Centro-Oeste do Paraná. De acordo com o boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (23), os municípios que fazem parte das regionais de saúde de Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí e Cianorte já registraram este ano 122 casos da doença.

A maior parte das confirmações ocorreu na região de Campo Mourão, que teve 50 casos, seguida por Paranavaí, com 25. Na sequência aparecem Cianorte (19), Maringá (18) e Umuarama (10). Em todo o Paraná, já foram confirmados 899 casos de gripe A, 139 casos a mais do que no informe divulgado na semana passada.

Em entrevista ao site da Sesa, o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, informou que apesar do aumento do número total, já é possível visualizar um declínio no número de casos novos de doença. "Mesmo com a diminuição dos números é preciso reforçar as estratégias adotadas para evitar principalmente as mortes pela doença", explica Paz.

Quatro mortes na região

Somente este ano, 25 pessoas já morreram em decorrência da Gripe A (H1N1), sendo uma vítima de Astorga. Outras seis pessoas morreram no Paraná por conta do vírus Influenza A (H3), mais conhecida como gripe sazonal ou comum; sendo que metade dos casos ocorreu na região Noroeste, com mortes em Umuarama, Mandaguari e Munhoz de Melo.

Somente neste ano foram registrados 402 casos desse subtipo de gripe em todo o Paraná. "As estratégias adotadas previnem casos e mortes por todos os vírus influenza que circulam no país, por isso, mesmo que os números da gripe A diminuam significativamente nas próximas semanas, as medidas de prevenção e tratamento devem continuar", enfatiza a coordenadora da Sala de Situação da Gripe, Angela Maron de Mello.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]