A demora no atendimento tem sido a campeã das reclamações no site Caixa-Preta da Saúde, com 55% das denúncias| Foto: Reprodução

Destinado a receber depoimentos dos usuários dos sistemas de saúde do Brasil, o site Caixa-Preta da Saúde (www.caixapretadasaude.org.br) reuniu 567 reclamações em apenas oito dias no ar – média de cerca de 70 por dia. A iniciativa é da AMB (Associação Médica Brasileira).

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No ranking das reclamações, até a última quarta-feira, a demora no atendimento é a campeã, com 55% das denúncias; a falta de remédios vem em segundo lugar com 34%. Entram na lista falta de leito, falta de médicos, de materiais, mau atendimento, entre outros.

"Esta é uma prova contundente de que a situação da saúde no país está ruim", afirma o presidente da associação, Florentino Cardoso.

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Para enviar uma reclamação, é preciso apenas ter um e-mail válido. O endereço eletrônico não é revelado, mas o nome da pessoa e do alvo da denúncia, sim. É possível visualizar as postagens anteriores e compartilhar via Facebook ou Twitter.

Segundo a entidade, todos os depoimentos feitos no site passam por um critério de avaliação. A associação pede que usuários forneçam o máximo possível de detalhes, com fotos, vídeos e reprodução de documentos que comprovem a situação.

"Mensalmente, a entidade planeja apurar as denúncias que se repetirem dos mesmos hospitais ou clínicas e enviar para o Ministério Público, para que se faça uma investigação sobre o caso", afirma Cardoso.

"Nós queremos que todas as denúncias sejam resolvidas. Para isso, os gestores dos hospitais entram em contato conosco. Resolvido o problema, tiramos do ar, como já aconteceu", explica.

A maior parte das reclamações é do estado de São Paulo, que está no topo da lista com 144 reclamações, sendo 31 apenas da capital.

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Em seguida estão Bahia, com 85; Minas Gerais, com 65 e Rio Grande do Sul, com 62. Os estados que menos acumulam reclamações são Roraima, Tocantins, Alagoas e Amapá, com apenas uma denúncia cada.