Conversas obtidas pela Gazeta do Povo revelam que o perito judicial Eduardo Tagliaferro discutiu com o jornalista Oswaldo Eustáquio a possibilidade de deixar o país. A troca ocorreu após o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se tornar alvo de investigação por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Também falaremos sobre a declaração da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que voltou a criticar o projeto de anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A ministra classificou como “absurdo” o apoio de deputados da base do governo Lula (PT) ao pedido de urgência articulado pela oposição.
O programa começa a partir das 13h30, ao vivo.
Tagliaferro discutiu com Eustáquio sair do Brasil por medo de Moraes
Após ser investigado por Moraes por suposto vazamento de conversas da equipe do ministro à imprensa, o perito judicial Tagliaferro manteve contato com o jornalista Oswaldo Eustáquio, que deixou o país e pediu asilo na Espanha alegando perseguição.
Mensagens inéditas de WhatsApp, obtidas pela Polícia Federal com autorização judicial e acessadas pela Gazeta do Povo, mostram uma videochamada entre os dois. Em conversa divulgada em março pelo jornalista português Sérgio Tavares, Eustáquio sugeriu formas de permanecer fora do Brasil. Tagliaferro demonstrou preocupação com o sustento da família. Segundo sua defesa, ele não considera atualmente deixar o país.
Gleisi diz que apoio da base à anistia é “absurdo”
A ministra Gleisi Hoffmann voltou a criticar o projeto que anistia os presos pelos atos de 8 de janeiro e afirmou ser um “absurdo” que deputados da base do governo tenham apoiado o pedido de urgência apresentado pela oposição na Câmara.
Gleisi reafirma a posição contrária após causar desconforto no STF ao dizer que o governo “até poderia discutir o tema no Congresso”. “Sou contra a anistia. Exerci o benefício da dúvida e conversei com os deputados. Muitos disseram que achavam se tratar de um projeto para reduzir penas de pessoas como o pipoqueiro ou a moça do batom. Mas quem reduz pena é o Judiciário, se entender que é possível”, disse Gleisi à GloboNews nesta quarta-feira (17).
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo.