Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

Gilmar Mendes bloqueia o caminho da anistia e consolida o STF como poder punitivo

Gilmar Mendes bloqueia o caminho da anistia e consolida o STF como poder punitivo. O programa Sem Rodeios desta quarta-feira (9) repercute a entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que afirmou nesta terça (8) que a discussão da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 “não faz sentido algum” perante as provas que foram levantadas pelas investigações da suposta tentativa de golpe de Estado, mas reconheceu que é possível rediscutir algumas das penas aplicadas.

Falaremos, também, do ex-ministro Juscelino Filho, que teve a exoneração assinada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia por suspeita de desvio de emendas parlamentares quando ele era deputado federal.

É a partir das 13h30, ao vivo.

Gilmar Mendes bloqueia o caminho da anistia e consolida o STF como poder punitivo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça (8) que a discussão da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 “não faz sentido algum” perante as provas que foram levantadas pelas investigações da suposta tentativa de golpe de Estado, mas reconheceu que é possível rediscutir algumas das penas aplicadas.

As falas do ministro ocorrem em meio à pressão que a direita está fazendo em cima do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a discussão do regime de urgência, que levaria a proposta diretamente ao plenário. Ele, no entanto, já adiantou que não deve fazê-lo neste momento.

Para Gilmar Mendes, a ideia da anistia surge no momento em que a primeira denúncia contra os supostos organizadores do plano de golpe foi aceita pela Corte, mas tendo como alvo pessoas “supostamente ingênuas” que “foram usadas” para o cometimento dos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes.

Governo confirma exoneração de Juscelino Filho após denúncia da PGR

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assinou nesta quarta (9) a exoneração do ministro Juscelino Filho do Ministério das Comunicações após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia por suspeita de desvio de emendas parlamentares quando ele era deputado federal.

A publicação da exoneração no Diário Oficial da União (DOU) ocorre um dia depois do próprio ministro apresentar uma carta de demissão a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele alegou a saída para “proteger o projeto de país que ajudou a construir e em que segue acreditando”.

“O vice-presidente da República ,no exercício do cargo de presidente da República, resolve exonerar, a pedido, José Juscelino dos Santos Rezende Filho do cargo de Ministro de Estado das Comunicações”, assina Alckmin.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.