Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

Navio-hospital chinês barra vistoria brasileira

Médicos do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) relataram que foram impedidos de realizar uma vistoria completa no navio-hospital chinês Silk Road Ark, atracado no Píer Mauá, após uma autoridade consular chinesa e cerca de dez militares estrangeiros intervirem durante a tentativa de inspeção na terça-feira (13); o CREMERJ sustenta que a fiscalização do ato médico no Brasil é obrigatória mesmo em missões internacionais, enquanto normas de direito marítimo conferem imunidade jurisdicional a navios de Estado, limitando a inspeção sem consentimento do país de bandeira, e a Marinha informou que a visita da embarcação foi autorizada pelo governo federal com caráter diplomático e sem previsão de atendimento médico à população brasileira.

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Toffoli

Um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli foi protocolado nesta quarta-feira (14) no Senado Federal pelos senadores Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF), que encaminharam a representação ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, alegando indícios de crime de responsabilidade, violação do dever de imparcialidade e conduta incompatível com o decoro do cargo, com base em suposta atuação questionável de Toffoli no chamado “Caso Banco Master”, incluindo alegações de relações extraprocessuais e possíveis vínculos que comprometeriam a confiança na Justiça e afrontariam princípios constitucionais da administração pública.

Damares divulga lista de igrejas e líderes evangélicos citados na CPMI do INSS

Pressionada publicamente pelo pastor Silas Malafaia, que cobrou esclarecimentos sobre declarações suas ligando “grandes igrejas” a supostos esquemas de fraudes no INSS, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou nesta quarta-feira (14) uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação ou de quebra de sigilo aprovados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS; entre os alvos estão tanto instituições como a Adoração Church e a Assembleia de Deus Ministério do Renovo quanto nomes de líderes religiosos, e a parlamentar reforçou que as informações constam em documentos oficiais da comissão.

Ala do centrão ameaça pode de Hugo Motta

Uma ala do centrão tem ameaçado a influência do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao questionar sua liderança e atribuir parte dos desgastes recentes da Casa a sua gestão, após um motim que paralisou os trabalhos e embates com a opinião pública; fragilizado, Motta tenta se reaproximar do presidente Lula (PT) em 2026 para fortalecer sua posição política e ampliar sua base eleitoral na Paraíba, ao mesmo tempo em que enfrenta a perspectiva de crescimento de legendas como PSD e União Brasil nas eleições de outubro, o que pode dificultar sua recondução ao comando da Câmara em 2027 e exigir negociações com bancadas robustas do centrão para manter seu mandato.

O Sem Rodeios vai ao ar às 13h30 no canal do YouTube da Gazeta do Povo. Não perca!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.