STF amplia foro privilegiado para manter investigações na Corte após fim do mandato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar o foro por prerrogativa de função, mais conhecido como foro privilegiado, para manter investigações na Corte após o fim dos mandatos. O placar ficou em 7 votos a 4.
O julgamento foi retomado no plenário virtual em 28 de fevereiro. O STF já havia formado maioria sobre o caso em setembro de 2024, mas a análise foi interrompida por um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Nunes Marques.
Prevaleceu o voto do relator, Gilmar Mendes, que defendeu a manutenção do foro na Corte se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar, mesmo em caso de renúncia, não reeleição ou cassação.
Moraes defende “reação forte” contra postura de “tudo ou nada” das big techs
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes defendeu uma “reação forte” às big techs que tentam burlar a legislação brasileira indo para o “tudo ou nada”. O ministro afirmou que as gigantes da tecnologia não são neutras, pois “têm lado, posição econômica, ideológica, política e religiosa”.
“As big techs passaram agora para o all in, o tudo ou nada. 'Não, então nós vamos avançar, não podemos estar sujeitos a legislação de nenhum país, nós temos sede só nos Estados Unidos, podemos fazer o que bem entendemos sem cumprir nenhuma ordem judicial, sem ter responsabilização”, declarou.
"É um jogo de conquista de poder… Se a reação não for forte agora, vai ser muito difícil conter depois", disse Moraes durante a aula inaugural do MBA em Defesa da Democracia e Comunicação Digital, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília. O evento foi promovido em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU).
MP espanhol nega extradição de Eustáquio: Imputações do STF não são crimes na Espanha
O Ministério Fiscal da Espanha, que corresponde ao Ministério Público (MP) no Brasil, negou o pedido de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o documento assinado pela procuradora Teresa Sandoval, os atos atribuídos ao jornalista pelo STF para pedir a extradição não são crimes na Espanha e estão protegidos pela liberdade de expressão.
O pedido de extradição foi enviado pela Embaixada do Brasil em Madri, em outubro de 2024. O pedido tem como base as investigações conduzidas pelo STF contra o jornalista.
“Por enquanto, eu sou candidato”, diz Bolsonaro ao descartar Tarcísio para presidente
O ex-presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar a Presidência nas eleições de 2026. O anúncio foi feito a jornalistas, após o evento de lançamento da sua linha de capacetes, no Salão Motopeças, em São Paulo.
Bolsonaro disse que sua candidatura segue mantida, independentemente da sua inelegibilidade, a qual atribuiu a uma “negação à democracia”.
"Nós dois seremos candidatos. Ele [Tarcísio] vem para a reeleição e eu para presidente. Eu não aparecer como candidato é uma negação à democracia. Que crime que eu cometi? Se reunir com embaixadores? Por enquanto, eu sou candidato, pois, como eu disse, é uma negação a democracia (não ter esse direito)", afirmou Bolsonaro.
Assista diariamente ao Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam