• Carregando...
 |
| Foto:

Próximo do Terminal do Carmo existem muitos cachorros abandonados, colocando a população em risco. Como são vários animais, acontecem brigas frequentes entre eles. Isso acontece dentro e fora do terminal. As autoridades deveriam tomar providências para garantir a segurança da população e procurar um lugar apropriado para os cães.

Ana Caroline

Resposta

Desde 2009 Curitiba conta com a Rede de Defesa e Proteção Animal, responde a prefeitura. Ações educativas sobre a guarda responsável de animais são desenvolvidas periodicamente, com o objetivo de conscientizar os cidadãos quando à guarda responsável. Uma das ações é a de microchipagem, que permite identificar os animais e seus respectivos donos e inserir os dados no Sistema de Identificação Animal. Com isso é possível responsabilizar os proprietário por crimes de abandono e maus tratos. O serviço de recolhimento só é feito em casos de cães violentos soltos em vias públicas e mediante solicitação feitas ao serviço 156, de acordo com a Lei Municipal n.° 9.493/99 e o Decreto n.° 642/01. O recolhimento é realizado diariamente, por uma equipe da Guarda Municipal. Os animais recolhidos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria Municipal de Saúde.

Atendimento na Saúde

Na Unidade de Saúde Santa Felicidade um dos médicos atende os pacientes usando uma máscara. Ele não confere a pressão, nem a temperatura dos pacientes. Minha mãe e uma tia da minha sogra foram atendidas assim.

Rael Breda

Resposta

A prefeitura responde que médico ao qual o leitor se refere é um profissional capacitado e com boa reputação junto à comunidade. Desde 2009, o profissional optou por usar máscara cirúrgica, equipamento de proteção individual. Os dados vitais dos pacientes, como pressão arterial e temperatura, são colhidos pela equipe de enfermagem e não pelo médico da unidade.

Problemas na rua

A Rua Dr. Laurindo Abelardo de Brito, localizada no Boqueirão, é antiga e possui muitos buracos. Devido aos constantes reparos, ela ficou mais alta na parte central, causando alagamentos em um dos lados da via quando chove. As casas também sofrem devido aos buracos, pois quando passa o ônibus ou algum veículo mais pesado, a terra treme, chegando a causar rachaduras nas residências.

Rodrigo Gonçalves Siqueira

Resposta

A Rua Dr. Laurindo Abelardo de Brito, explica a prefeitura, será contemplada com as obras do programa Asfalto Cidadão. Enquanto as obras não iniciarem, serão feitas operações de manutenção.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]