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A prefeitura conseguiu criar um ponto de congestionamento na cidade ao construir uma verdadeira barreira – pela inclinação, não pode ser chamada de travessia elevada – na Rua Mateus Leme, próximo à Celepar. Por certo a proteção ao pedestre deve ser uma preocupação constante, mas as formas para se fazer isso devem ser bem pensadas. Mais segura e efetiva seria a construção de um semáforo para pedestres.

Flávio Nunes Ribeiro Zen

Resposta

A travessia elevada no local, juntamente com a ilha, foram implantadas a pedido da comunidade para garantir a travessia segura dos pedestres, responde a prefeitura. Um semáforo traria maior interferência no tráfego, exigindo interrupção simultânea dos dois sentidos da Mateus Leme e do fluxo proveniente da Rua Benedito N. dos Santos. A sinalização do local está em ordem e atende à demanda de tráfego de veículos e pedestres.

Zoneamento urbano

De um lado da rua temos o Parque Barigui, com programação anual de dezenas de eventos voltados para a comunidade em geral com seu Centro de Exposições, e no lado oposto encontramos zoneamento estritamente residencial. Parece oportuno haver flexibilização no referido zoneamento, tornando-o compatível e harmônico com a sua vizinhança e atividades desenvolvidas.

Douglas Rogério Benke

Resposta

A prefeitura responde que as atividades no Centro de Exposições do Parque Barigui são esporádicas e não são indutoras de demandas comerciais no entorno. O zoneamento é adequado à realidade atual da área.

Passeio Público

Há um grave problema em frente do Passeio Público. O sinal fecha para o trânsito dos veículos que vem da Avenida Presidente Faria, mas não para os ônibus da canaleta, que não tem semáforo, aumentando o risco de atropelamentos.

Julio Cezar S. Vieira

Resposta

O semáforo para pedestres é implantado em locais onde não é possível fazer a travessia por não haver brechas no fluxo veicular, explica a prefeitura. Considerando a exclusividade da canaleta para ônibus e a frequência desses veículos, não há necessidade de interromper o fluxo do transporte coletivo para a travessia de pedestres, pois há grande tempo de intervalo entre a passagem de cada ônibus. É necessário que o pedestre fique sempre atento ao fazer travessias, observando se há ônibus se aproximando ou não. Um semáforo para pedestre sem a devida atenção não evita acidentes.

Rua Chanceler Oswaldo Aranha

Moro na divisa do Bairro Xaxim com o Hauer. Na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, entre as ruas Waldemar Kost e Irmã Flávia Borlet, existe faixa contínua amarela que impede a ultrapassagem. É uma pista estreita, em descida e em curva, porém não há proibição de estacionamento. Isso faz que nos horários de pico o motorista seja obrigado a desobedecer e ultrapassar a faixa, pois há ônibus, carros e caminhões estacionados.

Marcos Antonio da Silva

Resposta

A prefeitura responde que existe um projeto para melhorar a fluidez e a segurança no trânsito da Rua Chanceler Oswaldo Aranha, incluindo nova sinalização, com proibição de estacionamento em um dos lados do trecho mencionado pelo leitor. Há previsão de construção de uma lombada física antes do cruzamento com a Rua Wlademar Kost para garantir redução de velocidade e maior segurança no trânsito.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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