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Escrevo para comentar sobre a proibição ao estacionamento entre as 17 h e 20 h nas ruas Brigadeiro Franco, Coronel Dulcídio e Ângelo Sampaio. A proibição foi instituída com o intuito de melhorar o fluxo de veículos nessas vias. O que ocorre, entretanto, é que muitos motoristas desrespeitam a proibição, e freqüentemente vemos carros estacionados nessas ruas, mesmo com a sinalização de calçada e as faixas colocadas pelas autoridades de trânsito. Penso que é necessária uma campanha de conscientização dos motoristas para essa regulamentação, pois a utilização dessas faixas ajudaria a desafogar o congestionado tráfego nas vias no horário de proibição. Nem que, para isso, se faça uso da presença dos agentes de trânsito e seus temidos blocos de multas – que já estão presentes em alguns locais, mas ainda não em número suficiente para "conscientizar" os infratores.

Sugiro também que a sinalização de asfalto nessas vias seja revista, pois assim os motoristas terão melhores condições de respeitar a faixa que se abre.

Rodrigo Leye, Curitiba – PR

Resposta: De acordo com a prefeitura de Curitiba, o propósito da proibição foi criar mais uma faixa de circulação e, nos trechos mais estreitos das ruas, facilitar o trânsito já que, com a eliminação de estacionamento nos horários de tráfego intenso, também não são previstas manobras para entrar e sair de vagas. A Urbs está ciente do desrespeito de muitos motoristas e, para coibir atos de descaso com a sinalização, abriu licitação para serviços de remoção e guarda (guincho) de veículos. Quanto à sinalização horizontal, não é possível alterá-la, pois a proibição de estacionamento é apenas operacional, funcionando por curto período de três horas, como indicam as faixas pintadas.

Rodoferroviária

Fui buscar a minha esposa no dia 25/8, às 22 h, na Rodoferroviária, do lado da plataforma que chegam os passageiros de São Paulo. Não consegui enxergá-la a princípio e, quando consegui, tive de parar em fila dupla, congestionando o trânsito dos outros veículos. Ela, inclusive, teve dificuldade em deslocar-se com as suas malas entre os veículos que estavam "estacionados irregularmente" enfileirados uns ao lado dos outros a 45°. Além da irregularidade no estacionamento, impediam que os passageiros que chegavam tivessem livre acesso aos veículos que vinham apanhá-los. Quem fiscaliza essas irregularidades? Após as 18 h, Curitiba fica abandonada a toda sorte de oportunistas que desrespeitam a lei e o direito do cidadão que paga seus impostos.

Mauro Lisboa, Curitiba – PR

Resposta: A Diretran informa que vai intensificar as ações de fiscalização na Rodoferroviária para coibir os abusos apontados pelo leitor.

Estação-tubo

Além das obras e dificuldades para os comerciantes, sugiro que seja feita uma reportagem especial em relação ao tubo da UTFPR. Ele está desativado há mais de oito meses, prejudicando passageiros que têm de se deslocar até a estação Getúlio Vargas ou até a Praça Carlos Gomes, sendo a situação pior em dias de frio e/ou chuva. Há três semanas as obras estão completamente paradas, faltando apenas recolocar o tubo e reconstruir a calçada em volta da estação-tubo.

Marcus Liz, Curitiba – PR

Resposta: A Urbs informa que já foi finalizada a primeira etapa das obras que estão em andamento na estação-tubo da UTFPR e que a deixa pronta para voltar a funcionar em breve.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor:

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