• Carregando...
 |
| Foto:

Sou moradora do Condomínio Spazio Compostela, na Rua São Bento, no Hauer. O condomínio possui 236 apartamentos e foi construído em meio a uma área industrial, próximo à Linha Verde. Além da falta de asfalto, como nas ruas Professor José Nogueira dos Santos e Frei Henrique de Coimbra, sofremos com a precariedade do transporte coletivo e de iluminação pública. Já aconteceram diversos assaltos nas redondezas do condomínio, mesmo após a instalação de câmeras de vigilância. Entramos em contato com a prefeitura e abrimos diversas solicitações por meio do telefone 156 e também pelo site, mas não tivemos sucesso. Temos medo de retornar do trabalho à noite, porque podemos ser assaltados a qualquer momento por causa da falta de infraestrutura da região.

Tatiana Cristina Utimi

Resposta

A prefeitura responde que autorizou a Copel a ampliar a rede de energia elétrica na Rua São Bento, entre as ruas Professor José Nogueira dos Santos e Conde de São João das Duas Barras, e pediu urgência na execução dos serviços. Também foram colocadas luminárias de alta potência na Rua Conde de São João das Duas Barras, no trecho das ruas São Bento e Frei Henrique de Coimbra. Sobre os ônibus, a prefeitura explica que os moradores da região são atendidos pelas linhas de ônibus Fanny, Hauer/Boqueirão, Interbairros II e Pinheirinho/Carlos Gomes. Em relação à pavimentação, estão sendo realizadas vistorias e análise da situação das ruas da região que possuem pavimento antigo, para elaborar a programação de obras de revitalização, dando prioridade às ruas que compõem rotas das linhas do transporte coletivo. Enquanto isso, continuarão a ser feitos serviços de manutenção na malha viária da cidade.

Publicidade

Gostaria que a prefeitura verificasse a situação de um ponto de táxi localizado no meio do passeio na Rua Desembargador Costa Carvalho, entre as ruas Carlos de Carvalho e Saldanha Marinho, no Bigorrilho. Não bastando o ponto estar mal localizado, foi instalada uma placa de publicidade ocupando o meio da calçada.

Manoel Júlio de Almeida Neto

Resposta

A pedido da prefeitura, a empresa responsável já retirou o painel publicitário colocado irregularmente no local.

Sinalização no Centro Cívico

A sinalização para pedestres precisa ser muito melhorada na Avenida Cândido de Abreu. A Rua Lysimaco Ferreira da Costa agora é uma via de alta velocidade e quem precisa acessar a prefeitura ou imediações precisa correr para não ser atropelado. Não há semáforos de pedestres para os transeuntes que precisam atravessar essas duas vias.

José Hartl Filho

Resposta

O cruzamento mencionado pelo leitor, explica a prefeitura, apresenta brechas nos fluxos veiculares entre os estágios semafóricos, as quais, pela presença dos canteiros centrais, permitem a travessia de pedestres sem a necessidade da sinalização semafórica exclusiva. Onde é possível fazer a travessia de pedestres paralelamente ao movimento veicular, sem conflitos, há sinalização semafórica para pedestres, como na travessia da Rua Lysimaco Ferreira da Costa, antes do cruzamento. Nos outros pontos, essa sinalização exigiria a inserção de um 4º estágio na programação dos semáforos, aumentando o tempo de espera, encurtando os tempos de verde e reduzindo a capacidade do cruzamento.

Comentário do leitor

Basta filmar o cruzamento entre a Avenida Candido de Abreu com a Rua Lysimaco Ferreira da Costa para constatar o que relatei. Parece que a prefeitura só tem respostas padrão. O transeunte nunca tem vez. Esse cruzamento, se não me engano, é o terceiro em acidentes de trânsito em Curitiba. Todos os dias presencio situações de extremo perigo. Talvez devessem assistir às imagens das câmeras de controle de tráfego e estudar alguma alternativa viável e que atenda a todos, pedestres e motoristas. Respostas padrão não justificam o que ali acontece.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]