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Meu trabalho fica a cerca de 1 quilômetro da minha casa e por isso não tenho necessidade de ir e vir de carro ou de ônibus. Aproveito para caminhar, o que faz bem tanto para a saúde, para o bolso e para o meio ambiente! Porém, nos dias de chuva, fica complicado passar pela Rua Antonio Escorsin, no trecho em frente à torre de celular, próximo à floricultura. Não há outra alternativa a não ser passar pelo meio da rua, pois fica tudo inundado! Há uma boca de lobo ali, mas em lugar inadequado. Sem falar na Avenida Toaldo Túlio, onde a água empoça nas lombadas em frente do Colégio São Braz e Farmácia Morifarma e o pedestre toma um banho daqueles quando os carros e os ônibus passam. Outro ponto crítico fica entre o supermercado Condor e a Loja Oliveira, onde não há lombada, mas a pista está irregular, formando um bolsão de água. Esse é o meu caminho diário, mas, provavelmente, ao longo da avenida, outros pedestres e até mesmo ciclistas devem ter as mesmas queixas que eu.

Selma Freitas

Resposta : A prefeitura responde que vistoriou os locais mencionados pela leitora e programou a limpeza da boca de lobo da Rua Antonio Escorsin e dos pontos da avenida Toaldo Túlio, onde há dificuldade de escoamento da água da chuva. No local próximo ao supermercado será feito monitoramento em dia de chuva, para verificar o que está causando a obstrução da água e adotar medidas para resolver o problema.

• Linhas Petrópolis

As linhas Petrópolis e Petrópolis-Ouro Verde, que deveriam ter ônibus a cada 15 minutos, demoram geralmente entre 45 minutos e uma hora e meia para passar nos pontos finais, na região do Jardim das Américas e do Uberaba. Os motoristas e cobradores, quando são perguntados sobre os responsáveis pela fiscalização, dão risada. O serviço 156 demora para responder, é burocrático e os ônibus continuam demorando.

Gustavo Biscaia de Lacerda

Resposta : A prefeitura responde que estuda readequações nas linhas de ônibus que trafegam na região do Jardim Botânico. Os problemas apontados se devem aos congestionamentos que ocorrem nos horários de pico em várias regiões da cidade, devido ao saturamento da capacidade viária de Curitiba, que hoje conta com mais de 1,2 milhão de veículos.

• Acesso à rua Fredolin Wolf

Todos os dias tenho de passar pela Rua Fredolin Volf e Raposo Tavares. A obra esta parada, mas tenho convicção que a solução para este cruzamento já existe. Gostaria que a prefeitura executasse esse projeto para facilitar a travessia. A menos que tenham gastado todo o dinheiro da obra somente em parte dela, como fizeram com a Linha Verde.

Wilson Teigão Junior

Resposta : A prefeitura responde que prepara a licitação para a etapa de conclusão das obras da Rua Fredolin Wolf. O projeto prevê a implantação de uma rotatória no cruzamento mencionado pelo leitor.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia?

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