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Sobre a tão discutida tarifa dos coletivos, por que não adotar a simples medida de inserir propaganda (interna e externa) nos ônibus? Nos Estados Unidos, os ônibus e diversas empresas de táxis adotam essa solução para oferecer tarifas mais baratas. Lá funciona; por que não aqui?

Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado

Resposta da prefeitura

O regulamento atual do transporte coletivo, o Decreto 1.356/08, já permite a exploração publicitária nos ônibus da Rede Integrada de Transporte. Os recursos provenientes dessa fonte são aplicados no próprio sistema de transporte. Na relação custo/benefício, para proporcionar um desconto de R$ 0,10 na tarifa, por exemplo, seria preciso que o retorno em propaganda chegasse a R$ 2,5 milhões ao mês, mas isso foge à realidade de mercado. Analisando outros fatores, como a poluição visual gerada por fonte de recursos com pouco impacto na tarifa e a logística operacional de repinturas e adesivagem, que alteraria uma das características do sistema, que é a organização das categorias por cores, optou-se por usar como espaço publicitário o para-brisa traseiro e mídia embarcada.

EstaR

É um verdadeiro caça-níquel esse EstaR! Fui multado em uma rua no Alto da Glória, sem saída, sem movimento nenhum, por ficar sete minutos sem o cartão. Em compensação, nas ruas entre a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Colégio Estadual do Paraná os motoristas estacionam onde querem, sem punições. E o mesmo se repete em dias de novena, e em intensidade muito maior, com veículos na contramão, em cima de faixa amarela e junto às placas proibitivas. Fica a pergunta: para uns as benesses da lei, para outros os rigores da lei?

Luiz Sávio de Almeida, professor

Resposta da prefeitura

O uso do cartão de estacionamento nas vagas de EstaR é obrigatório e as orientações estão visíveis na sinalização existente nessas áreas. Todas as quartas-feiras, agentes da Setran orientam o trânsito nas proximidades da Igreja do Perpétuo Socorro e atuam no sentido de coibir atos de desrespeito à sinalização. O auto de infração é aplicado somente nos casos em que o condutor infrator está ausente ou não acata a orientação do agente.

Resposta do leitor

Duvido que os motoristas sejam multados às quartas-feiras na região da Igreja do Perpétuo Socorro. Vou fotografar veículos estacionados irregularmente e enviar aos órgãos competentes. Não é a primeira vez que me dão essa resposta, e as irregularidades na região continuam.

Ponto adormecido

Há, na Avenida Sete de Setembro, próximo ao tubo Coronel Dulcídio, um ponto de táxi sem uso há muito tempo. Os taxistas se deslocaram para outro espaço, a poucos metros, na mesma avenida, em frente a um grande hotel, sob alegação de que aí o movimento de passageiros é bem maior. Já que o ponto antigo não vem sendo usado, convém liberá-lo para carros particulares, uma vez que nessa região é difícil encontrar vaga, ainda mais depois da reforma da Avenida Sete de Setembro.

Cézar Sandrini

Resposta da prefeitura

A prefeitura verificará a situação para avaliar a necessidade de mudança do ponto de táxi.

Ciclofaixa

Lamento que maus motoristas ignorem a ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto e estacionem no local cuja utilização é para as bicicletas.

Carlos de Oliveira

Resposta da prefeitura

A área é constantemente monitorada pela Setran, uma vez que para a atual administração da prefeitura a bicicleta é um importante modal, que deve ter cada vez mais espaço e respeito no trânsito. No entanto, muitos motoristas insistem em desrespeitar a sinalização, cometendo infrações não só nessa, mas em todas as regiões da cidade, apesar da fiscalização e das campanhas educativas feitas pela prefeitura. A população pode ajudar a fiscalizar, solicitando ao serviço 156 a presença das viaturas da Setran que fazem ronda na região central, sempre que presenciar esse tipo de abuso.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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