Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 |
| Foto:

Nos últimos meses do ano passado, após muitas reclamações de motoristas e pedestres, foi revitalizada a Rua Ladislau Kula, principal ligação entre a BR-277 e vários bairros de Curitiba. Porém, nos últimos metros da esquina com a Rua Candido Hartmann, cruzamento com intenso movimento, nada foi realizado. A rua não foi pavimentada e possui buracos e irregularidades na pista que, inclusive, é mais estreita e confunde os motoristas, colocando em risco a segurança de todos que trafegam no local. Quanto aos pedestres, como as calçadas não foram concluídas, eles também não têm segurança para circular.

Alvaro José Junqueira Nunes

• Resposta: A prefeitura responde que aguarda a conclusão do processo de regularização dos terrenos existentes na confluência com a Avenida Candido Hartmann para completar as obras de revitalização da Rua Padre Ladislau Kula, as quais incluem a construção de uma rotatória no cruzamento.

EstaR

O sistema de estacionamento regulamentado – EstaR – visa democratizar o espaço urbano usado por veículos, através do rodízio de vagas. Começou no anel central da cidade e hoje atinge até bairros periféricos de Curitiba, gerando uma excelente receita aos cofres públicos. Sempre coloco os cartões no para-brisa e geralmente retorno ao veículo dentro do prazo. Nas raras vezes que acontece um atraso imprevisto, sou notificada e vou à Urbs regularizar a situação. Pois bem, no dia 9 de janeiro, devido a um compromisso bancário, ultrapassei em 15 minutos o tempo do cartão e recebi um auto de infração. Fui até a Urbs e, para minha surpresa, fui informada de que teria sido melhor não preencher o cartão de estacionamento, ser notificada pelo agente da Setran e apenas regularizar a falta do cartão, pagando os R$ 15 e obtendo um novo bloco. Cabe perguntar se é mais vantajoso simplesmente descumprir a legislação do estacionamento regulamentado. Se assim for, em breve nenhum veículo irá usar os cartões, desmoralizando um sistema que é comprovadamente viável.

Maria do Rosario Andrade Nunes

• Resposta: O controle dos veículos nas áreas de EstaR é feito pela leitura do cartão apresentado no painel do veículo e de acordo com a sinalização do local, explica a prefeitura. Não há tolerância para o período de estacionamento além do tempo especificado nas placas existentes nas áreas de EstaR. Conforme o local, o tempo de permanência pode variar de uma a três horas. Se o usuário ultrapassar o tempo permitido para a permanência na vaga ou mesma quadra, receberá o auto de infração, tenha ou não feito uso de cartão.

Revitalização

Moro há 33 anos no bairro do Xaxim e desde então, chuva após chuva, a prefeitura de Curitiba só "maquia" a Rua Cristiano Strobel. Há alguns anos parte da rua foi revitalizada, mas duas quadras ficaram sem asfalto. Existem ruas na vizinhança, com extensões menores que a Cristiano Strobel, que receberam pavimentação nova no fim do ano passado, mas a Cristiano Strobel continua igual. Outra rua que precisa ser revitalizada é a Humberto Cicarino, prolongada pela Rua Herminia Zannetti, que poderia tirar o excesso de carros da Rua Coronel Luiz José dos Santos, que hoje sofre com o tráfego intenso.

Antonio Cezar de Barros

• Resposta: A prefeitura informa que as ruas mencionadas pelo leitor não estão contempladas na Lei Orçamentária 2013 (LOA). A equipe da Regional Boqueirão realizará vistoria e análise das situações relatadas para inclusão em futuras programações, bem como priorizar os trechos para atendimento com a manutenção do pavimento e drenagem através do Distrito de Manutenção Urbana.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]