• Carregando...
 |
| Foto:

Moro na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior, na Cidade Industrial de Curitiba, na moradias Augusta. Esta rua e as próximas estão totalmente cheias de buracos e, a cada dia com as chuvas, está piorando mais a situação dos moradores deste bairro. Esses buracos causam prejuízos, pois danificam a suspensão dos carros e podem gerar acidentes, pois temos de desviá-los e invadir a pista contrária. Já enviei um e-mail para a prefeitura de Curitiba, mas não recebi retorno. É necessário que seja feito algo durável, pois não adianta tapar os buracos e daqui a um mês eles reaparecerem.Luiz Carlos Fermino Junior

Resposta

A prefeitura informa que fez serviços de manutenção de pavimento em toda a extensão da Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior e renovou o revestimento nos pontos mais críticos. As equipes continuam atuando na região com operações tapa-buraco e obras do programa Asfalto Cidadão.

Bicicletas

Em qualquer cidade de médio porte em país desenvolvido, além do transporte de massa estar bem organizado com metrô e trem, existe uma grande organização em torno do transporte por bicicleta, ou seja, ciclovias, semáforos específicos, estacionamento fácil e conecções com as linhas de metrô. No caso de Curitiba, além do transporte com os biarticulados estar saturado, não existe planejamento para o estímulo ao ciclista, tendo como consequência o absurdo número de automóveis e motocicletas, e o tráfego caótico e inseguro. O que falta ao Ippuc para planejar uma solução semelhante: planejamento ou financiamento?

Roberto Boscardin, médico

Resposta

De acordo com a prefeitura, os grandes projetos viários que estão em andamento em Curitiba incluem a implantação de ciclovias: Linha Verde, avenidas Toaldo Túlio, Fredolin Wolf, Marechal Floriano Peixoto e Eduardo Pinto da Rocha, entre outros. O Ippuc também tem projeto para revitalizar antigos trechos da malha cicloviária da cidade, que atualmente tem 100 km.

Iluminação

Espero que com este plano de iluminação pública haja manutenção preventiva à noite. Estou cansada de ligar no 156 para pedir reposição de lâmpadas queimadas. Eles pedem o endereço precisamente, mas não dá para parar o carro e anotar o endereço de toda lâmpada queimada, até porque tem lugar que é terreno baldio e nem endereço tem.

Fatima Celeste Zaqueu

Resposta

A prefeitura informa que mantém um programa permanente de manutenção, com reposição de lâmpadas queimadas, reparos em equipamentos e revisões noturnas para detectar falhas nos sistemas ou problemas causados pelos frequentes atos de vandalismo. A população pode ajudar indicando ao serviço 156 os locais onde a iluminação está prejudicada. Mas é preciso informar os endereços completos para que os técnicos possam incluí-los na agenda de serviços diários de manutenção. Cabe lembrar que a prefeitura está melhorando a iluminação pública nos 75 bairros da cidade, com a substituição de equipamentos antigos por outros que usam lâmpadas de 100 watts, com potência 42% maior que as antigas luminárias.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]