• Carregando...
 |
| Foto:

Usando o nome de Deus, os pastores do Templo dos Milagres, na Praça Osório, roubaram nosso sossego e o silêncio até então presente, com direito a ouvir até os passarinhos da praça. A igreja usa seus 80 decibéis de aleluias sem se importar com vizinhos, que, independentemente das opções religiosas, têm direito à qualidade de vida decente, o que implica poder dormir, acordar, trabalhar, com o mínimo de silêncio que o centro de Curitiba ainda pode nos proporcionar.

Cléo Busatto, escritora

Resposta

De acordo com a prefeitura, em atendimento à denúncia de poluição sonora produzida pelo Templo Religioso Igreja Mundial do Poder de Deus, na Praça General Osório, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou várias vistorias, inclusive nos imóveis da igreja. No momento das vistorias os níveis de ruído produzidos pelas atividades atendiam à legislação. Lei municipal dispõe sobre ruídos urbanos e do sossego público e estabelece para atividades religiosas de qualquer culto um limite de ruído em até 65 dB, das 7 h às 22 h. Algumas medidas de proteção foram adotadas, como a instalação no interior da igreja de forro acústico e adequações nas instalações elétricas. As atividades continuarão sendo monitoradas pela Divisão de Fiscalização da Secretaria.

Moradores de rua

Quem passa pela Av. das Torres sentido São José dos Pinhais vê em frente à Vila das Torres, ao lado da obra da trincheira e de uma lanchonete, uma cabaninha de lona, pequena e precária, já faz algum tempo. Ali se veem colchão, caixas, lixo e principalmente gente. Rapazes e moças provavelmente menores de idade. A condição dessa barraquinha e o aspecto dos jovens que a frequentam são deploráveis. Certamente ali rola consumo de drogas e relações sexuais, até pelo traje das meninas. Será que o poder público não está atento a esses fatos?

Luiz Andrioli, administrador

Resposta

A prefeitura informa que semanalmente realiza ações conjuntas à noite no canteiro central e laterais da Avenida Comendador Franco, das quais participam a Fundação de Ação Social (FAS), Central de Resgate Social, Guarda Municipal e Departamento de Limpeza Pública. As equipes sempre encontram uma nova barraca montada por Eliane Gomes Martins, onde ela dorme em companhia de cachorros, homens e mulheres. A barraca é desmontada e todo o material é recolhido. No mesmo dia ela monta nova barraca com material de construção e colaboração de homens e mulheres que também frequentam o local.

Viaduto do Tarumã

O viaduto do Tarumã, que sobrepõe a Rua Vitor Ferreira do Amaral, é uma das pérolas da Engenharia de Tráfego. Temos o viaduto sobrepondo a via, mas não foi retirado o sinaleiro na via abaixo dele, o que torna o investimento inútil. Além do emaranhado de contornos por baixo, pois as quadras adjacentes que poderiam ser utilizadas como alças não estão prontas para isso, e o que se vê todos os dias são enormes congestionamentos irracionais no local. A prefeitura deveria trabalhar de forma preventiva nos gargalos viários e não de forma corretiva como se verifica, pois obras em locais saturados são complicadas e geram um desconforto maior a todos os contribuintes.

Luiz Fernando Zagonel Filho, engenheiro

Resposta

A prefeitura informa que as obras da Linha Verde incluem o alargamento do atual viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, a construção de uma trincheira sob o viaduto, canaleta para ônibus e alças para as conversões.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]