• Carregando...
 |
| Foto:

Selvino Alberto Gasperi

O arroz de carreteiro e o churrasco de domingo eram os pratos preferidos desse gaúcho. Nascido em Arroio do Meio, Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, entre uma família de agricultores. Serviu o exército, trabalhou em uma oficina mecânica, mas o trabalho com madeira sempre o atraiu. Ao receber uma proposta de uma madeireira em Clevelândia, Região Sudoeste do estado do Paraná, não pensou duas vezes. Ele a esposa mudaram-se de mala e cuia. Eva Maria era uma garçonete no restaurante que Selvino almoçava diariamente. Foi amor à primeira vista. Ao chegar aqui, diversificou. Sua atenção foi dividida entre o trabalho na madeireira, na venda de erva-mate e na criação de porcos. Região predominante de gaúchos, os hábitos conseguiram ser mantidos. De pouquinho em pouquinho foi trazendo o restante das famílias. Os nove irmãos e os pais vieram se unir nos anos subseqüentes. Curitiba acabou conhecendo um dia, em 1967, quando veio vender a erva-mate. Gostou e mudou-se para o bairro do Xaxim, onde morou nesses últimos 41 anos. O trabalho com a madeira continuou, mas Selvino comprou um caminhão e resolveu transportá-la pelo país. De jeito calmo, tranqüilo, de fala mansa, como lembra o filho Fernando, o pai um dia cansou da vida de boléia. Chegava a ficar afastado da família 50 dias. Não era vida, lembrava ele. Optou por comprar um táxi e instalou-se em um ponto do Batel.

Não tinha quem não conhecesse o "Gaúcho", como era chamado pelos colegas taxistas. Bom cozinheiro, gostava também de uma boa comida. Dos descendentes italianos, guardou o gosto pelas massas. Eva Maria aprendeu a fazer a verdadeira "pasta" italiana. Todo domingo, porém, era sagrado o churrasco e o pudim de leite. Seu café da manhã começava com o chimarrão. Durante o dia, era mais duas "mateadas". Para Fernando, o pai sempre foi muito especial. Era o patriarca que cuidava de toda a ninhada. Nos últimos seis meses, abandonou o táxi e dedicou-se exclusivamente à família. Deixa quatro filhos e cinco netos.

Dia 24, aos 72 anos, de infecção hospitalar.

* * * * * *

Ederson Gonçalves Duarte, 27 anos, auxiliar, filho de João Maria Duarte e Deuzy Aparecida Gonçalves Duarte. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Vilson Pienegnda, em frente a residência CIC.

João Bertulino de Souza, 78 anos, pedreiro, filho de Domingos Gomes de Souza e Deolizia Cândido do Amaral. Deixa viúva Elvira de Souza. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Almery Medeiros, 74 anos, bancário, filho de Manoel Albino de Medeiros e Maria Custódia de Medeiros. Deixa viúva Elgita Gesyra Medeiros. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Fernando de Melo Júnior, 20 anos, pintor, filho de Fernande de Melo e Ana Maria dos Santos Lima de Melo. Sep. em horário a ser designado, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do Jardim da Saudade I.

Ataide Alves, 45 anos, pedreiro, filho de Odecino José Alves e Maria Vicente da Silva. Deixa viúva Maria Terezinha Ferreira Alves. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da Associação de Moradores da Vila Quississana, São José dos Pinhais.

Erickson Mezari, 25 anos, eletricista, filho de Amilton Valentin Mezari e Dulcineia Alves Mezari. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela 1 do Cemitério Boqueirão.

Antônio Carlos Fontana, 65 anos, comerciante, filho de Carlos Fontana e Antônia Fontana. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Municipal de Pato Branco, PR.

Simão Antônio Rossi Marinho, 30 anos, pedreiro, filho de Dirceu Marinho e Salete Rossi Marinho. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Faria, saindo da Rua Moisés Gutzen, 868, Sitio Cercado.

Joaquim Duques da Rocha, 55 anos, operador de maquinas, filho de José Duques da Rocha e Dejanira Maria de Jesus. Deixa viúva Maria de Socorro Alves da Rocha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Deodoro Ferreira de Castro, 55, Cajuru.

Antônio Carlos Borba, 65 anos, autônomo, filho de Miguel Borba e Maria Silva. Deixa viúva Lucy Galvão Borba. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Elzira Romanel Berbeka, 75 anos, do lar, filha de Miguel Romanel e Maria Romanel. Deixa viúvo Brasílio Berbeka. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Benedito Bento da Silva, 78 anos, cozinheiro, filho de Antônio Bento da Silva e Catharina Gonçalves de Magalhães. Deixa viúva Maria Mercedes da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Araucárias, saindo da capela do mesmo.

Gilberto Trentin, 56 anos, bancário, filho de Angelin Trentin e Izaura dos Santos Trentin. Deixa viúva Ana Maria de Lima. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Jair Xavier da Costa, 45 anos, pedreiro, filho de Joaquim Xavier da Costa e Paulina Xavier da Costa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Dr. João de Paula Moura Britto, 100, Uberaba.

Danilo Prestes da Silva, 21 anos, motoboy, filho de Isaías da Silva e Eny Prestes da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água verde, saindo da Rua Gabriel Ribeiro, 98, Bairro Novo B.

Tiago Souza Gomes Pereira, 26 anos, autônomo, filho de João Gomes Pereira e Cássia Nazaret Souza Gomes Pereira. Sep. ontem.

Robson Trujak Bento, 19 anos, auxiliar de produção, filho de Luis Carlos Bento e Nilceia Trujak. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Francisca Machado Bozza, 107, Colônia Rio Grande, São José dos Pinhais, PR.

Artur Flávio Bilecki Prestes de Souza, 28 anos, mecânico, filho de Artur Prestes de Souza e Natália Bilecki. Deixa viúva Elaine Vichinheski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Rio Negro, PR.

Amarildo Bossi, 32 anos, policial militar, filho de Antônio Bossi e Maria Nowak Bossi. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Rio Negro.

Idavino Anastácio, 73 anos, operador de maquinas, filho de Davi Anastácio da Luz e Guilhermina de Lima. Deixa viúva Diva Lourdes Anastácio. Sep. ontem.

Sérgio Formenti, 84 anos, filho de Giulio Formenti e Amélia Fiorio. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Alexandre Paitra, 19 anos, comerciante, filho de Genesio Paitra e Cláudia Maria do Rocio Paitra. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Ivani Schroeder Martins, 72 anos, do lar, filha de Érico Schroeder e Lidia Koth. Viúva de Walter Martins. Sep. ontem.

Artemio José Casanova, 52 anos, comerciante, filho de Fidelle Casanova e Ana Polesa Casanova. Deixa viúva Carmem Lúcia Figueiredo Casanova. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Fernando Borges Félix, 23 anos, açougueiro, filho de Luiz Ademir Félix e Zenilda Araújo Borges. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.

Maria Conceição da Silva, 81 anos, do lar, filha de João Dias da Silva e Geralda Gomes da Silva. Viúva de Sebastião de Oliveira. Sep. ontem.

Antônia Alves Lima, 41 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Juracy Teixeira Lima e Odilia Alves Lima. Sep. às 9h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Guilhermina Ferraz, 31 anos, do lar, filha de Francisco Leite Pereira e Elisa de Ávila Pereira. Viúva de Luiz Carlos da Silva Ferraz. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela Rubi.

Elvira Alves Guerra Bina, 82 anos, do lar, filha de Boaventura Alves Guerra e Christina Zambon. Deixa viúvo Jorge Bina. Sep. ontem.

Maria Mit, 83 anos, do lar, filha de José Vodonis e Rosália Vodonis. Deixa viúvo André Mid. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela do mesmo.

Abílio Pereira da Silva, 77 anos, comerciante, filho de João Pereira da Silva e Maria Virgilina. Deixa viúva Maria Luiza Nonato da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Antônio da Silva, 74 anos, agricultor, filho de João Manoel da Silva e Marcolina Cândida de Jesus. Deixa viúva Zuleima da Silva. Sep. às 10h30 no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Matilde Kupchak, 73 anos, do lar, filha de Miguel Langa e Martha Langa. Viúva de Lydio Kupchak. Sep. ontem.

Wanduil da Rocha, 76 anos, militar, filho de Licerio Felizardo da Rocha e Sebastiana Theodoro de Jesus. Deixa viúva Ervira Wermondes da Rocha. Sep. ontem.

Florisvaldo Luiz dos Santos, 45 anos, jardineiro, filho de Geraldo Luiz dos Santos e Conceição Maria da Silva. Sep. ontem.

Rubens Cortese, 70 anos, comerciante, filho de Antônio Cortese e Amélia Cortese. Deixa viúva Zeila Ferreira Cortese. Sep. ontem.

Haruko Hotta, 96 anos, cabeleireira, filha de Sakuiti Shibukawa e Konue Shibukawa. Deixa viúvo Alberto Hota. Sep. ontem.

Decio Antônio Gonçalves, 49 anos, atendente comercial, filho de Niomir Gonçalves e Rosa Haagsma. Sep. ontem.

Nelson Roberto da Silva, 61 anos, taxista, filho de Doacir da Silva e Italva Carneiro da Silva. Deixa viúva Antônia da Trindade da Silva. Sep. ontem.

Ângelo Adir Moro, 47 anos, pedreiro, filho de Pedro Moro e Maria da Luz Souza Moro. Deixa viúva Terezinha de Fátima Rendak. Sep. ontem.

Everton Antônio Glogovski, 25 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Tadeu Glogovski e Eleni Terezinha Glogovski. Sep. ontem.

Charles de Camargo Ferreira, 17 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Geraldo Luiz Ferreira e Maria Aparecida de Camargo. Sep. ontem.

José Antônio da Silva, 77 anos, padeiro, filho de Jovino Antônio da Silva e Clara Antônio da Silva. Deixa viúva Terezinha Pereira da Silva. Sep. ontem.

Oswaldo Eduardo Meister, 84 anos, vendedor, filho de Eduardo Meister e Ida Meister. Sep. ontem.

Rosalina Sampaio, 66 anos, agricultora, filha de Matias Daniel e Maria Fernandes. Viúva de João Maria Sampaio. Sep. ontem.

Sonia Dias Souza Barreto, 97 anos, do lar, filha de Antônio Dias e Palmerinda Dias. Deixa viúvo Raimundo de Souza Barreto. Sep. ontem.

Mauro Silva dos Santos, 25 anos, servente, filho de Aristides Silva dos Santos e Analia Garcia. Sep. ontem.

Samuel Coelho Fabienski, 5 anos, filho de Levi de Almeida Fabienski e Andrea de Oliveira Coelho. Sep. ontem.

Carlos Alberto da Rocha Júnior, 18 anos, filho de Carlos Alberto da Rocha e Lidia de Souza da Rocha. Sep. ontem.

Emerson da Silva Pereira, 17 anos, balconista, filho de Airton Pereira e Maria do Carmo da Silva Pereira. Sep. ontem.

Espedita Antônia Alves dos Santos, 66 anos, professora, filha de Manoel Antônio Alves e Felicia Pereira Rodrigues. Deixa viúvo Wilson dos Santos. Sep. ontem.

Orides da Luz Porto, 54 anos, pedreiro, filho de Arcelino Joaquim Porto e Arminda Porto da Luz. Viúvo de Mariza Leme dos Santos. Sep. ontem.

Rosemari Strano Doepfer, 66 anos, do lar, filha de Alfredo Strano e Florentina Strano. Deixa viúvo Jorge Miguel Ramon de Almeida Doepfer. Sep. ontem.

Lucas Aguiar Miranda, 16 anos, estudante, filho de Nelson Borges Miranda e Marlene de Aguiar Souza. Sep. ontem.

Marlene de Aguiar Souza, 32 anos, zeladora, filha de Alan Kardec Machado de Souza e Erenice de Aguiar Souza. Sep. ontem.

Manoel de Souza Vaz, 88 anos, funcionário público municipal, filho de Manoel de Souza Vaz e Floripa de Lara Vaz. Viúvo de Nathair Teixeira de Faria Vaz. Sep. ontem.

Lauro Ceslau Stevan, 92 anos, filho de Antônio Stevan e Celestina Pedrobom Stevan. Viúvo de Juraci Barros Stevan. Sep. ontem.

Erich Alexandre Wolf, 58 anos, bancário, filho de Jorge Wolf e Lydia Wolf. Deixa viúva Márcia Peron Garcia Wolf. Sep. ontem.

Érica Alves da Silva, 22 anos, domestica, filha, de Pedro Paulo da Silva e Nilva Aparecida Alves da Silva. Sep. ontem.

Aristides Jaworski, 39 anos, militar, filho de Pedro Jaworski e Maria de Lourdes Okraska Jaworski. Deixa viúva Eliane do Carmo Jaworski. Sep. ontem.

Odahir Baptistão, 75 anos, agricultor, filho de Silvio Baptistão e Aurora Lazaroto Baptistão. Deixa viúva Maria da Luz Toniolo Baptistão. Sep. ontem.

Irene Oliveira Ayres, 60 anos, comerciante, filha de Artur Severino de Sá e Lazara Pinto de Sá. Deixa viúvo Davilson Ayres. Sep. ontem.

Rafael Wagner Oliveira, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Pedro de Oliveira e Elierte Therezinha de Oliveira. Sep. ontem.

Carlos Alberto Kaminski, 58 anos, contador, filho de Emérico Kaminski e Ivete Antônia Moss Kaminski. Deixa viúva Rosi Maria Hella Kaminski. Sep. ontem.

Douglas Rio Branco Buegari, 17 anos, auxiliar, filho de Armando Francisco Buegari e Marilda Rio Branco. Sep. ontem.

João de Souza Pereira, 58 anos, autônomo, filho de Berlita Santana. Sep. ontem.

Edivaldo Misael de Oliveira, 23 anos, pintor, filho de Rafael Antônio de Oliveira e Nilza Aparecida Misael. Sep. ontem.

Ariel Garcia dos Santos, 30 anos, autônomo, filho de Alcides Feliciano dos Santos e Antônia Garcia dos Santos. Sep. ontem.

Thiago Westphal Rescaroli, 20 anos, estudante, filho de Edson José Rescaroli e Rosangela Westphal Rescaroli. Sep. ontem.

Dirce de Oliveira Rosa, 61 anos, auxiliar de enfermagem, filha de João Pedro Ramos da Rosa e Dejanira de Oliveira Rosa. Deixa viúvo Aristeu Paulin. Sep. ontem.

Kauan Martins Barboza, 6 meses, filho de Thomaz Cristian Barboza e Paola Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Guilherme Langner, 4, Pinheirinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]