• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Durante as nove décadas em que esteve pela Terra, Mercedes Alves de Carvalho teve a oportunidade de experimentar várias vidas em uma só. Química, fisioterapeuta, mãe, avó, esposa, curitibana, carioca. A personalidade marcante, porém, esteve presente em todas elas.

Ceci, como era chamada carinhosamente pela família, nasceu no fim de março de 1926. Quem é mais novinho talvez não acredite, mas assim que tinha início o outono, o frio chegava com tudo à capital paranaense. Por qualquer fresta que fosse, ventos gelados invadiam as casas, sem sequer pedir licença. Assim, Ceci chegou ao mundo da maneira mais curitibana possível: acompanhada de uma boa geada, daquelas que congelam qualquer peça de roupa esquecida no varal. Como se a “curitibanice” do nascimento não fosse suficiente, Mercedes ainda tinha como lar um casarão na Avenida do Batel e um pai proprietário de loja na rua XV de Novembro.

Com personalidade que fazia jus ao nome forte, herdado da mãe, Mercedes não queria saber de cozinhar, costurar ou passar os dias a trocar receitas. Escolheu estudar Química. E foi a paixão por elementos e fórmulas que a levou a conhecer o amor. No trajeto de litorina com destino a Paranaguá, num passeio com a família, Ceci conheceu o carioca Celso, que seguia para uma viagem à Argentina com os pais. A atração pelo rapaz não foi à toa: munida de um livro formado por milhares de moléculas, a moça aproveitava a viagem para colocar os estudos em dia. Ele, químico, fez da coincidência, destino. Casaram-se em 1950, e Ceci rumou para o Rio de Janeiro com o marido.

Além do novo endereço, as terras cariocas também levaram Mercedes a partir para outra profissão. No Rio, graduou-se em Fisioterapia e se especializou em uma técnica inédita de massagem cardíaca. Pela nova formação, escreveu livros e ministrou diversos cursos. Virou referência. Ávida por conhecimento, Ceci ainda cursou Turismo – quando já estava na casa dos 80 anos – e publicou um compilado das melhores histórias de sua família.

A rotina era atribulada, mas Mercedes sempre fazia o possível para reservar um tempo para os almoços de domingo. Às vezes surgia atrasada, é verdade, mas o perfume e a elegância denunciavam sua presença no apartamento de Copacabana. Se a agenda permitisse, alguns momentos também seriam dedicados à leitura – o jornal diário era um prazer –, à música clássica e aos exercícios físicos. Nada de ficar à toa.

Outra característica marcante de Ceci era seu apreço pela noite. Com a calmaria da hora mais escura, a notívaga Mercedes aproveitava para estudar e escrever. Se estava mais agitada, a decoração da casa era o alvo. Era comum que, ao acordar, os filhos se deparassem com os móveis numa arrumação completamente diferente da que estavam horas atrás, no apagar das luzes.

Jovem criada nos gelados campos paranaenses, foi difícil, quando se tornou mãe, encontrar um meio termo entre a rigidez curitibana com a qual estava acostumada e um Rio de Janeiro em que o movimento hippie efervescia. Os herdeiros – Márcia, Celso Filho e Maurício – só queriam, é claro, as ensolaradas tardes cariocas. Mas Ceci era forte. E foi mãe muito presente.

Com os netos, veio a leveza. Brincava no chão, mimava, enchia de presentes. Também tomava a lição, ajudava com as leituras, levava ao curso de inglês. Tornava doces até os momentos que, para uma criança, podem ser mais chatinhos.

Se colocar na ponta do lápis, os dias da vida de Ceci passados na capital fluminense foram de número muito maior aos passados em Curitiba. O amor pelo Paraná, porém, ardeu forte até o fim. Deixa três filhos e quatro netos.

Dia 23 de abril, aos 90 anos, de falência múltipla de órgãos, no Rio de Janeiro.

Colaborou: Mariana Balan.

Lista de falecimentos

Alda Cabral de Queiroz, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcolino Martins Cabral e Abigail Chaves Cabral. Sepultamento ontem.

Alexandre Biguetti, 73 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Vitório Biguetti e Tereza Martins Biguetti. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.

Ana Cordeiro, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Cordeiro e Laurinda Alves. Sepultamento ontem.

Anita Medeiros, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victório Andreoli e Ida Albini Andreoli. Sepultamento ontem.

Anna Siemens Dyck, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Johann Siemens e Luise Siemens. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Menonita.

Antoninho Canonica, 70 anos. Profissão: soldador. Filiação: Ângelo Canonica e Angelina Canonica. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da capela da Igreja Comunidade Divino Espírito Santo, em Joinville (SC).

Arnaldo Deda, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco Deda e Eleonora Deda. Sepultamento ontem.

Áureo Luiz Miquelasso, 54 anos. Profissão: vendedor. Filiação: João Florindo Miquelasso e Maria Tigrinho Miquelasso. Sepultamento ontem.

Biruta Mazanek Scorsin, 94 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Zdzislau Luiz Mazanek e Rosalina Mazanek. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Carlos Alberto D’Agostin, 51 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Francisco Vitório D’Agostin e Irma Rissardi D’Agostin. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, saindo da capela mortuária do local.

Célio José Danchura, 57 anos. Profissão: pintor. Filiação: José Danchura e Carolina Mileski Danchura. Sepultamento ontem.

Clever Pacheco dos Santos, 29 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Pacheco dos Santos Neto e Marlene Veronese dos Santos. Sepultamento ontem.

Darcy Damas, 85 anos. Profissão: porteiro. Filiação: João Damas e Eulália Kluger Damas. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Dejair de Franca Trindade, 48 anos. Profissão: carregador. Filiação: Brandizio Borges Trindade e Silvanira de Franca. Sepultamento ontem.

Dirce Becker Novakowski, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Becker e Maria Becker. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Dorival Gaspar dos Santos, 73 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Comunitária Adriana, em Colombo.

Edílson Farias, 29 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Joanis Farias e Jacy dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária de Piraquara.

Edna do Rocio de Oliveira, 41 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Nicanor de Oliveira e Maria Sandra Aparecida. Sepultamento ontem.

Edson Luís Casagrande, 56 anos. Profissão: motorista. Filiação: Hamilton Casagrande e Lucy Casagrande. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da capela mortuária do local.

Elaine Fátima de Lara Klosinski, 35 anos. Profissão: operadora de caixa. Filiação: Luiz Antônio Klosinski e Derotilde de Lara Klosinski. Sepultamento ontem.

Elisabeth Barbosa Trevisoli, 55 anos. Filiação: Aldo Trevisoli e Maria Natividade Barbosa Trevisoli. Cerimônia hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo da capela do Cemitério Pedro Fuss, na mesma cidade.

Fábio Rossi, 40 anos. Filiação: José Nilson Rossi e Floripes Garbelini Rossi. Sepultamento ontem.

Inge Vogel Merlone dos Santos, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Erich Vogel e Sonny Vogel. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Irene Terezinha Strapassan, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gabriel Lunardon e Maria Luíza Milani Lunardon. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da capela da Colônia Faria, em Colombo.

João Guilherme de Ramos, 91 anos. Filiação: Florêncio Guilherme do Nascimento e Vergilina Maria de Ramos. Sepultamento ontem.

João Inácio Rodrigues, 87 anos. Filiação: Custodio Manoel Rodrigues e Idalina Ângela Antonieta Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Paróquia Menino Deus, no bairro Guabirotuba.

João Luiz Gonçalves, 53 anos. Profissão: motorista. Filiação: Luiz Carlos Gonçalves e Edite Ione Gonçalves. Sepultamento ontem.

João Maria Moreira Garrett, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Anacleto de Almeida Garrett e Helena Moreira Garrett. Sepultamento ontem.

João Schuartz, 93 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Guilherme Schuartz e Clara Schuartz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.

Jocelito Ribas, 43 anos. Profissão: motorista. Filiação: Arnoldo Ferreira Ribas e Maria de Lourdes Ribas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária da Lapa.

José Moreira da Costa, 61 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Moreira da Costa e Maria Joana Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

José Sebastião Funari, 63 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antenor Funari e Teresinha de Jesus Carvalho Funari. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do bairro Portão.

José Serafim da Silva Neto, 20 anos. Profissão: segurança. Filiação: André Maurício da Silva e Maria Aparecida Santana da Silva. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Pão de Açúcar (AL).

Júlia Borges Ferreira Agotani, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco José Berges e Germina Ferreira Borges. Sepultamento ontem.

Laudiceia Camargo, 35 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Ayres Camargo e Marli da Silva. Sepultamento ontem.

Leoni Maria Schmitz, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Zeni e Mercedes Zeni. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Ludovica Kretschmer, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Kretschmer e Anna Nadolny Kretschmer. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela número 02.

Luiz Renato Schubert, 62 anos. Profissão: agente. Filiação: Carlos Guilherme Max Schubert e Gelta Borio Schubert. Sepultamento ontem.

Marcelo Miguel, 51 anos. Profissão: técnico. Filiação: Manoel Antônio Miguel e Clotilde Marçal Miguel. Sepultamento ontem.

Márcia Cecília Siqueira Rissardi, 50 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: David Petters Siqueira e Laura Furquim Siqueira. Sepultamento ontem.

Márcia Maria Wolf Gonçalves, 45 anos. Profissão: auxiliar de odontologia. Filiação: Walmor Cristóvão Gonçalves e Maria Wolf Padilha Gonçalves. Sepultamento ontem.

Maria D’Aparecida Cordeiro, 69 anos. Profissão: assistente social. Filiação: Carlos Cordeiro e Maria Camponeza Rio Branco. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Maria Lúcia Bertachini Nosella, 74 anos. Profissão: professora. Filiação: Alberto Bertachini e Wanda Audisio Bertachini. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 03 do Cemitério Municipal Água Verde.

Marli Martins Stocco, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Firmino Martins e Maria Rosa Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela mortuária do local.

Marli Nunes Monteiro, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gonçalo Pereira Nunes Júnior e Beatriz Correa Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Moacir de Almeida Silva, 60 anos. Profissão: motorista. Filiação: Hamilton Silva e Luíza de Almeida. Sepultamento ontem.

Nilceu Roberto Ribas, 64 anos. Profissão: militar. Filiação: José Ribas e Yara Pinto Ribas. Sepultamento ontem.

Nilson Silva, 83 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Benedito Silva e Ermeliana Silva. Sepultamento ontem.

Pascoal Dirceu Casa Grande Patucci, 61 anos. Profissão: segurança. Filiação: Adelino Patucci e Rosalina Casa Grande Patucci. Sepultamento ontem.

Pedro Gonçalves de Souza, 89 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José de Souza Barbosa e Perciliana Gonçalves Barbosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.

Pedro Pedroso de Oliveira, 76 anos. Profissão: artista. Filiação: Francisco Pedroso de Oliveira e Ana Rosa de Souza. Sepultamento ontem.

Schirley Sara Falavinha, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Urquiza Falavinha e Maria de Castro Falavinha. Sepultamento ontem.

Severiana Vieira Cunha, 77 anos. Profissão: costureira. Filiação: Délio de Souza Canabrava e Lazarina Figueiredo Vieira Cunha. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Simei da Silva, 46 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Riva Teixeira da Silva e Maria Olanda da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Vany Maria Vivian Muchinski, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aldalcino Alberto Vivian e Isaura dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro Novo Mundo.

Wanderlei Francisco da Silva, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Francisco da Silva e Vitória Gomes de Lima. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Lidianópolis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]