• Carregando...
Caminho Brasileiro de Compostela tem 21 km e passa por diversas praias de Santa Catarina.
Caminho Brasileiro de Compostela tem 21 km e passa por diversas praias de Santa Catarina.| Foto: Divulgação

Parte brasileira o Caminho de Santiago de Compostela? Sim, há dois anos foi oficializado o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela em Florianópolis, Santa Catarina, e grupos de caminhadas realizam constantemente o trajeto, que passa por diversas praias do estado. No feriado de 7 de setembro uma caminhada guiada vai fazer parte da programação.

Mas quem não puder estar às 8 h deste e sábado (7), em frente à Igreja de Guadalupe de Canasvieiras, em Florianópolis, pode se planejar para outras duas datas até o fim do ano, dia 5 de outubro e dia 16 de novembro. Não precisa inscrição prévia e a participação é gratuita.

A concentração para a caminhada acontece em frente à Igreja de Guadalupe, em Canasvieiras, Florianópolis. Foto: Divulgação
A concentração para a caminhada acontece em frente à Igreja de Guadalupe, em Canasvieiras, Florianópolis. Foto: Divulgação

O trecho com 21 quilômetros está localizado no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses), e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses.

O percurso é oficialmente integrado ao trajeto histórico de La Coruña a Santiago de Compostela na Espanha, totalizando os 100 quilômetros exigidos para se obter o certificado de peregrinação.

Para realizar o trecho brasileiro do Caminho, recomenda-se o uso de botas de trilha, de bastões, repelente de mosquitos, filtro solar e de uma pequena mochila para levar apenas o essencial, principalmente água e lanche.

A caminhada é feita em grupo em um trajeto de 21 km. Foto: Divulgação
A caminhada é feita em grupo em um trajeto de 21 km. Foto: Divulgação

A maior parte do trecho não oferece dificuldade, com exceção feita às passagens das praias da Lagoinha para a Brava e da Brava para Ingleses. O tempo estimado é de cinco a seis horas de caminhada.

A maior parte do trajeto não oferece dificuldades e é marcado com setas que indicam o trajeto. Foto: Divulgação
A maior parte do trajeto não oferece dificuldades e é marcado com setas que indicam o trajeto. Foto: Divulgação

Como começou

A iniciativa de marcar a trilha do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela partiu da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, formado por um grupo de pessoas que havia trilhado o Caminho de Santiago de Compostela.

A intenção era compartilhar os conhecimentos, efetuar caminhadas de preparação, bem como divulgar o Caminho de Santiago de Compostela. Aos poucos o grupo cresceu e se organizou numa pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, em forma de associação.

Trajeto tem belas paisagens. Foto: divulgação
Trajeto tem belas paisagens. Foto: divulgação

Um ano depois já obteve registro junto à Xunta da Galícia, na Espanha, e passou a fornecer a Credencial do Peregrino e orientar as pessoas que pretendem percorrer o Caminho de Santiago. A associação promove caminhadas periódicas no trajeto, em Santa Catarina.

Traçado foi oficializado há dois anos. Foto: divulgação
Traçado foi oficializado há dois anos. Foto: divulgação

Caminho de Santiago de Compostela

Percorrido pela fé, para pagar promessas ou pela própria peregrinação há 12 séculos, o Caminho de Santiago de Compostela fica na Espanha e é composto de diversos percursos que chegam até a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, para venerar as relíquias do apóstolo São Tiago Maior.

Para ganhar a Compostela é preciso completar pelo menos 100 km (a pé) ou 200 km (de bicicleta/a cavalo), mas os caminhos mais longos chegam a até 800 km de distância.

Caminho em Florianópolis não é exclusivo.

O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis, não é exclusivo. Há outros trajetos igualmente reconhecidos, como o Caminho da Luz (de 200 km, em Minas Gerais) e o Caminho da Fé, que tem diversas rotas que chegam ao Santuário de Aparecida (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]