• Carregando...
Museu do Brinquedo, com 3 mil peças, inaugura em Pomerode, em Santa Catarina.
Museu do Brinquedo, com 3 mil peças, inaugura em Pomerode, em Santa Catarina.| Foto: Marinelson Almeida/ DivulgaçãoPrefeitura de Pomerode

Todo mundo lembra de um brinquedo de quando era criança a que foi mais apegado. Se a relíquia não foi guardada e se já passaram algumas décadas desde a infância, é possível que objeto semelhante tenha virado acervo de museu. São essas peças que o Museu do Brinquedo, em Pomerode, em Santa Catarina, está reunindo.

Com inauguração marcada para esta sexta-feira (6), o Museu do Brinquedo soma-se às outras atrações da cidade mais alemã do Brasil. Com cerca de 30 mil habitantes, a população de Pomerode mantém a tradição germânica com grupos folclóricos, arquitetura alemã e gastronomia típica.

Mas o Museu do Brinquedo é mais universal e não foca apenas na tradição alemã. São mais de 3 mil peças, que vão desde a década de 1920 até os dias atuais. As peças fazem parte da coleção particular do engenheiro Adolar Ferreira Filho.

Entre os brinquedos à mostra estão itens colecionáveis de marcas como Estrela e Bandeirantes. Só em triciclos e bicicletas são mais de 200 unidades diferentes. Bonecas, jogos e carrinhos que reuniam crianças em diferentes gerações também fazem parte da coleção.

O Museu tem mil metros quadrados de área, com decoração temática e estátuas de personagens.

Quem lembra do Aquaplay?  Foto: divulgação
Quem lembra do Aquaplay? Foto: divulgação

O acervo contém itens curiosos, como o primeiro pedal car de 1938 e os estreantes bonecos do Mickey e da Minnie, de 1940. Entre os que fizeram parte da infância nas décadas de 1970 e 1980, estão o Forte Apache, os Autoramas e o Genius. Para os mais novos, bonecas como a Susi fazem parte do acervo

Além disso, princesas, bruxas e super-heróis foram esculpidos em tamanho real especialmente para compor o espaço que fazem parte do universo infantil das últimas décadas.

Apesar da exposição ser contemplativa, será possível brincar com alguns jogos nostálgicos no espaço do café, como vareta, jogo da velha, xadrez, damas e trilha, além de bolinhas de gude.

O museu vai abrir todos os dias, das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 25,00. O espaço fica na Rua Hermann Weege, 544, no Centro da cidade.

Confira algumas fotos do acervo:

Bicicletas e tricículos
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Carros de corrida
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Jogos
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Bonecas
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Barbie e Susi
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
Apaches
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]