O golpe de 1964 envelheceu, chegou aos 61 anos nesta segunda (31), mas segue causando polêmicas e dividindo opiniões entre segmentos da população brasileira. Há os que celebrem o ocorrido como uma “revolução” ou “movimento democrático de 64”, enquanto outros relembram a data como um episódio sombrio da história, com a instauração de uma ditadura caracterizada pela tomada do poder pela força, fechamento do Congresso, censura, tortura e o fim das eleições.
O programa Última Análise da Gazeta do Povo desta terça (1) promete um debate acalorado sobre os 61 anos do golpe militar de 1964, evento que marcou o início de um período de 21 anos do Regime Militar no Brasil. A conversa aborda as diferentes perspectivas sobre o significado da data e a controvérsia em torno da nomenclatura do evento. Afinal, é golpe, regime ou revolução?
Reflexos no presente
Um dos principais eixos do debate é o legado do período militar, considerado por muitos como um período escuro da história brasileira. O programa pretende analisar como esse trauma histórico continua a influenciar o presente, servindo de referência em discussões sobre o que não deve se repetir. E ainda explorar como a esquerda utiliza o trauma da ditadura, inclusive com o lema "sem anistia", para justificar posições em debates contemporâneos, como as penas impostas aos presos do 8 de janeiro.
A intenção passa longe de revisitar o período militar para "passar pano" para qualquer um dos lados, seja os militares da época, seja a esquerda revolucionária. O foco principal é discutir as consequências desse período na sociedade brasileira atual e pontuar: o período militar foi, de fato, uma ditadura ou existem divergências semânticas em relação a esse termo?
O Última Análise é ao vivo, a partir das 19h, com os comentaristas Deltan Dallagnol, André Marsiglia e Paulo Polzonoff Jr. Assista!
Acareação sobre banco Master coloca BC sob pressão e acende alerta de interferência do STF
Vorcaro teve reunião virtual com diretor do BC no dia em que foi preso
Interferências na liquidação do Master acendem alerta em organismos internacionais, diz jornal
Oposição anuncia ofensiva por impeachment de Moraes e CPMI do Banco Master