No "Última Análise" desta quinta-feira (3), o assunto é um velho conhecido, mas que continua incomodando por sua existência esdrúxula: o foro privilegiado.
Como o próprio nome já diz, o foro privilegiado é um benefício concedido a políticos e autoridades, permitindo que sejam julgados pelas instâncias superiores. Parece estranho, não é mesmo? Mas a explicação inicial era proteger esses agentes de possíveis pressões de juízes de primeira instância, que poderiam agir motivados por interesses políticos.
Hoje, contudo, o debate se acirra com a discussão sobre a atuação do STF e a extensão do foro privilegiado para depois do fim do mandato. Será que o foro privilegiado ainda é importante? Deve ser mantido para alguns casos específicos ou se tornou uma excrecência jurídica? Essa é a pergunta que abre o "Última Análise" de hoje.
Kassab
Ao longo do programa, outros aspectos desse tema serão abordados. Por exemplo: é possível proteger as autoridades de perseguições sem recorrer ao foro privilegiado? O "Última Análise" analisa se o princípio do juiz natural está ameaçado, e discute a banalização da atuação político-partidária do STF.
Um dos pontos centrais da discussão será a narrativa envolvendo o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e a pressão do STF em relação à pauta da anistia. Como Kassab reagirá a essa pressão? Será que essa estratégia do STF pode ter um efeito contrário ao desejado?
Para entendermos melhor o cenário político, o "Última Análise" pretende perguntar ao jovem vereador Guilherme Kilter: que o incentivo um jovem político tem para fazer oposição ao governo tendo essa "espada" do foro privilegiado sobre a cabeça?
Editorial
Além disso, o "Última Análise" discute a opinião que a própria Gazeta do Povo expressa em seu editorial. O jornal considera que o foro privilegiado foi transformado em arma de pressão política. O editorialista afirma que nenhum tribunal tem o direito de manipular processos por critérios de conveniência ou para usá-los como moeda de troca.
Não perca o "Última Análise", hoje, às 19h, no canal da Gazeta do Povo no YouTube.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho