• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Apesar do frio inesperado em algumas regiões do Sul do Paraná na manhã desta segunda-feira (5), o dia deve ser de sol e tempo seco em todo o estado. De acordo com o Simepar, essa condição dificulta a formação de nuvens de chuva e deve se manter sobre todo o estado pelo menos até a próxima quarta-feira (7), quando as precipitações da estação voltam a dar as caras.

Novamente, o interior do estado terá o calor mais destacado do dia, com máximas na casa dos 32° C em Paranavaí, 31° C em Guaíra e 30° C em Jacarezinho – todos municípios da faixa Norte. A região Sudoeste, que engloba Pato Branco e Francisco Beltrão, também deve ter seu veranico, com os termômetros batendo os 28° C e 29° C. Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral ainda devem apresentar relativa nebulosidade ao longo do dia, por causa dos ventos que sopram do oceano, mas o tempo abre perto do meio-dia e as temperaturas se elevam até a casa dos 25° C.

“A chuva dá uma trégua até quarta-feira (7). E justamente por causa do aquecimento dos próximos dias teremos umidade e possibilidade de chuvas isoladas, típicas de verão, nos fins de tarde”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

A terça-feira (6) deve ser ainda mais quente. A previsão é de dia com características de verão em toda a região Sul, com sensação de calor mais intenso e chuvas rápidas. O sol deve aparecer logo cedo e predomina desde as primeiras horas da manhã, principalmente entre as áreas Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná.

Em Curitiba, nem mesmo a chuva deve aparecer. A terça-feira (6) terá máxima na casa dos 27° C e mínima de 14° C na cidade. Caiobá e Guaratuba, nas praias, devem apresentar variação entre 18° C e 29° C. E as principais cidades dos Campos Gerais - Guarapuava e Ponta Grossa - também devem ter temperaturas próximas a 30° C.

“Friozinho”

De acordo com o Simepar, General Carneiro, a cidade mais fria do estado, amanheceu com 6,6° C nesta segunda-feira (5). A madrugada foi gelada também em outras áreas: 10,7° C em Palmas e 10,8° C na Lapa. Curitiba amanheceu na casa dos 10° C. De acordo com Barbieri, esse fenômeno aconteceu em todas as cidades da faixa Sul.

Rescaldo do final de semana

No último domingo (4), Curitiba registrou, em torno das 15h, 24° C, a maior temperatura desde o dia 28 de novembro, quando fez 29° C. As chuvas do final de semana não foram tão intensas na capital: no sábado, a precipitação estancou após 13 milímetros de chuva. Em Cândido de Abreu, na região central do estado, choveu 83,6 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]