• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A formatura é o momento mais esperado por quem começa uma graduação, mas antes dela é preciso passar pelo temido Trabalho de Conclusão de Curso (ou somente o TCC). Apenas a sigla de três letras pode causar diversas dúvidas e medos, mas organização e pequenas atitudes podem facilitar a vida na hora de passar pelo inevitável trabalho. É o que garante a professora da PUCPR e mestre em Comunicação e Linguagens, Suyanne Tolentino de Souza, que separou dez dicas para os alunos que estão iniciando um TCC. Confira:

1) Escolha um tema que goste e tenha afinidade.

Você irá trabalhar durante um ano com este mesmo assunto, é importante que tenha afinidade com ele. O entusiasmo com o tema facilitará todas as etapas do desenvolvimento da pesquisa.

2) Localize seu tema no tempo e espaço atual.

Saber em que contexto o tema selecionado está inserido faz com que a escolha da problemática e dos objetivos a serem pesquisados aconteça de uma maneira mais natural.

3) Identifique um problema para guiar sua pesquisa.

Identificar uma problemática de pesquisa faz com que o TCC tenha um objeto de estudo bem definido, o que guiará o trabalho por um caminho específico.

4) Defina os objetivos da pesquisa.

Saber aonde você quer chegar com este trabalho é essencial. Uma pesquisa sem objetivos definidos torna-se muito genérica e, consequentemente, mais complicada.

5) Faça um levantamento dos trabalhos já realizados sobre o tema escolhido.

Depois do tema, problemática e objetivos definidos, você deve saber quais foram os estudos já desenvolvidos naquela área, pois um TCC deve ir além daquilo que já foi identificado e pesquisado.

6) Resuma os livros e artigos usados como base.

Isso faz com que você entenda melhor o que está lendo, além de facilitar a redação da pesquisa. As citações importantes devem estar destacadas nos resumos.

7) Organize e anote as páginas das citações usadas.

É importante criar um sistema para registrar e organizar as páginas das obras que serviram de embasamento para o TCC, além das anotações feitas a partir delas. Estas indicações pouparão tempo na hora de redigir a pesquisa.

8) Faça um “esqueleto” do trabalho, partindo do tema mais amplo.

Pensar no corpo do trabalho é importante para visualizar e organizar o projeto final. Por isso, separar os assuntos em ordem de tamanho e importância facilita na organização do desenvolvimento do TCC.

9) Defina a metodologia e os instrumentos de pesquisa.

O trabalho deve ter metodologias bem estruturadas para que possa alcançar os objetivos estabelecidos. É importante, por exemplo, definir se as pesquisas serão qualitativas ou quantitativas ou se serão feitas por meio de entrevistas ou questionários. Isso faz com que sua rotina de trabalho fique melhor organizada.

10) Quando houver a necessidade de entrevistas e questionários, organize a transcrição do material.

É importante separar um tempo para transcrever as entrevistas com atenção. A transcrição e a tabulação dos dados obtidos facilitam a análise dos resultados, diminuindo assim as chances de erros.

Colaborou: Getulio Xavier, especial para a Gazeta do Povo.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]