• Carregando...

Em um mês passam pela Linha Verde cerca de 100 mil caminhões, conforme uma análise dos registros de passagem de veículos nos radares da avenida. Eles representam 8,3% dos 1,2 milhão de veículos que passaram pelos sensores do radar instalado no cruzamento da Linha Verde com a Rua Anne Frank, no sentido Porto Alegre, em outubro desse ano. Mas, como um caminhão ocupa o espaço médio de três automóveis, o tráfego pesado representou praticamente o equivalente a 300 mil automóveis, ou 25% do total.

Esses números tendem a mu­­dar a partir de março de 2011, quando a circulação de caminhões será restrita na Linha Verde. Terão circulação livre os que têm capacidade de carga de até sete toneladas. Entre sete e 14 toneladas, a circulação será autorizada apenas em alguns horários do dia, e acima de 14 toneladas a circulação será proibida. A proibição pretende acelerar a mudança do perfil de ocupação ao longo da antiga rodovia, que foi transformada em avenida com as obras de revitalização e a criação da Avenida Linha Verde.

A proibição desagradou a grande parte do comércio da região, que conta com dezenas de transportadoras, postos de combustíveis, revendas de máquinas agrícolas, depósitos, fábricas e lojas de peças e acessórios para veículos pesados. Os dirigentes de sindicatos e federações desses setores prometem uma reação conjunta contra a nova determinação.

Em casos em que o caminhão com mais de 14 toneladas precise trafegar na Linha Verde será necessária autorização da Diretoria de Trânsito (Diretran). A medida está prevista em portaria da Urba­nização de Curitiba (Urbs) que cria a Zona de Tráfego de Cargas (ZTC) da Linha Verde e que entrará em vigor em 22 de março.

Zona Central

A restrição ao tráfego de caminhões já existe em Curitiba desde 1997 para o Centro da cidade. O Decreto Municipal 973 estabelece horários específicos para carga e descarga, de acordo com a capacidade e o comprimento do veículo. Os com mais de sete toneladas só podem descarregar entre 19h30 e 8h30 nos dias de semana e entre 13 horas de sábado e 8h30 de segunda-feira. Entre sete e 14 toneladas o horário é ainda mais restrito: das 19h30 às 7h30 nos dias de semana e das 13 horas de sábado às 7h30 de segunda-feira. A circulação de caminhões com mais de sete toneladas de carga é proibida em toda a área central entre 9 horas e 19h30 nos dias de semana e entre 9h30 e 13 horas de sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]