• Carregando...

Excomungado Arcebispo vai casar padre em Brasília

São Paulo – O arcebispo africano Emmanuel Milingo desembarcou no Brasil na semana passada para uma viagem que inclui quatro capitais e deve terminar no dia 10 de abril. A discrição da visita chama a atenção porque ele é uma das figuras mais controvertidas do mundo religioso.

Já conhecido por conduzir rituais de exorcismo, Milingo ganhou ainda mais notoriedade quando decidiu casar-se, em 2001. Foi excomungado pela Igreja. Sábado, Milingo celebrará o casamento de um padre num hotel em Brasília. Em São Paulo vai comandar um ritual de exorcismo – segundo os organizadores da viagem, será uma "missa de cura", ainda sem data certa.

Brasília – A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem a criação do feriado nacional em comemoração ao Dia de Frei Galvão. A data será comemorada em 11 de maio deste ano – mesmo dia em que o Papa Bento XVI vai canonizar o frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739– 1822), o Frei Galvão.

O religioso será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo II em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.

De acordo com o relator do projeto, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), o objetivo do feriado é fazer com que "os brasileiros fiquem atentos ao movimento do Papa e à canonização do frei."

Como o projeto tramita em caráter terminativo, não precisará passar pelo plenário do Senado. O projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados.

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (177 km a noroeste de São Paulo), onde há hoje um museu com seus pertences. A instituição é gerida por José Carlos de França Maia, promotor público aposentado e descendente de um dos dez irmãos do santo.

Na capital paulista, Frei Galvão fundou, em 1774, o atual Mosteiro da Luz. Na cidade, a devoção ao frade é sintetizada pela busca por suas pílulas, que teriam o dom de facilitar partos e curar doenças.

Papa

O Papa Bento XVI chega a São Paulo no dia 9 de maio. O Papa vai rezar uma missa para 2 milhões de pessoas, no Campo de Marte, e outra cerimônia no Estádio do Pacaembu. Nos dias 12 e 13 de maio, Bento XVI estará em Aparecida, onde participa da 5.ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe.

Interatividade

Você acha importante a criação de um feriado para homenagear Frei Galvão?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]