• Carregando...

Cerca de 150 moradores de 11 comunidades de Nova Friburgo, na Região Serrana, foram retirados de suas casas preventivamente durante a madrugada desta segunda-feira. A cidade está em estado de alerta máximo desde a tarde de domingo por causa dos riscos de inundações.

Duas sirenes - que alertam os moradores sobre risco de enchentes e desabamento - foram acionadas. Elas ficam nos bairros Granja Spinelli e Olaria. Na tarde de domingo as sirenes de Córrego Dantas e Jardim Califórnia já haviam sido acionadas. Os moradores, nesses casos, devem deixar suas casas e se abrigar em locais seguros, já pré-estabelecidos.

Uma base de operações da Defesa Civil estadual foi montada no município de Nova Friburgo, na Região Serrana, para que ações preventivas sejam tomadas em decorrência das chuvas que atingem a cidade. O secretário de Defesa Civil e comandante dos Bombeiros, Sérgio Simões, está em Friburgo coordenando as ações. Seis viaturas da Defesa Civil estadual e cerca de 20 homens foram enviados para reforçar o efetivo local, que é de 30 homens. Até a manhã desta segunda-feira foram registradas dez ocorrências sem gravidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori, na últimas 24 horas, Friburgo já recebeu 100 mm de volume de chuva. O rio Córrego Dantas transbordou na madrugada.

"Continua chovendo forte, e temos cerca de 150 desalojados, mas ainda não temos desabrigados. Os bairros com maiores riscos são Floresta e Córrego Dantas, onde o rio transbordou. Estamos aqui de prontidão, e o governo do estado já nos mandou homens e viaturas", disse.

No domingo à tarde, uma barreira desabou sobre os fundos de uma casa no bairro de Santa Luzia. Ninguém se feriu, e os moradores foram retirados. Já à noite, o nível do rio Bengalas subiu e chegou a transbordar. Durante a madrugada, a chuva diminuiu de intensidade, e o nível do rio baixou.

São João de Meriti e Duque de Caxias em estado de alerta

As cidades de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também está em estado de alerta por causa das chuvas que caem no município desde domingo. Segundo o Inea, Caxias teve registro de chuvas intensas nas últimas horas e de uma subida do nível dos rios acima do normal. Já os municípios de Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu estão estado de atenção, de acordo com a classificação de risco do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O mesmo acontece com Petrópolis e Teresópolis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]