• Carregando...

Após duas semanas do início do Censo 2010, o Instituto Bra­sileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o recenseamento de 17% da população brasileira, o que representou em torno de 33,8 milhões de pessoas. Segundo dados preliminares do Censo 2010, divulgados ontem pelo presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, cerca de 16,5% dos 58,8 mi­­lhões de domicílios no Brasil já foram recenseados.

No último Censo, de 2000, foram recenseados 54 milhões de domicílios, dos quais 45 milhões foram considerados ocupados. De acordo com Nu­­nes, o ritmo da coleta de dados superou a meta, que era de 9,1% dos domicílios do país em duas semanas.

As regiões Norte e Nordeste abrigam os destaques de estados que contam com o melhor porcentual de domicílios já recenseados. É o caso de Rondônia (28,2%); Sergipe (27%) e Ceará (25,5%). O menor porcentual de domicílios já recenseados está com o estado do Rio Grande do Sul (8,2%). Isso porque, de acordo com Nunes, ocorreu uma demora no envio de coletes para os recenseadores do estado, o que conduziu a atraso no início do trabalho.

O mesmo problema ocorreu em outros estados, que também mostraram porcentuais menores de domicílios já recenseados. É o caso de Rio de Janeiro (18,6%), São Paulo (11,0%); Santa Cata­rina (10,4%) e Paraná (17,2%). De acordo com a coordenadora operacional do Censo, Maria Wilma Salles Garcia, nas regiões Sul e Sudeste a empresa responsável pela entrega de coletes, localizada em Londrina (PR), iniciou o envio com atraso.

Além dos problemas com os coletes, o IBGE identificou a ne­­cessidade de contratar mais 2 mil recenseadores – 185 mil já estão em atividade. Será feito um novo concurso.

Dúvidas sobre o levantamento podem ser tiradas pelo site www.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]