• Carregando...

O último dia da greve de 72 horas dos funcionários públicos federais do INSS no Paraná foi de manifestação e aumento nas adesões de postos no interior do estado. Ao todo, 24 agências pararam nesta quinta-feira (1). Os servidores de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, no Oeste do estado, e em Mangueirinha, na região Sul, também cruzaram os braços. Eles se uniram aos funcionários de outras 20 agências que já estavam paradas desde a terça-feira (30). O movimento é nacional e atinge outros 20 estados e o Distrito Federal. Nesta sexta-feira (2), todos os postos devem reabrir.

De acordo com o balanço divulgado pelo INSS, 429 servidores não trabalharam nesta quinta, o que corresponde a 24,43% do total de funcionários, que é de 1.756 no Paraná. Além das agências fechadas, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprev/PR) também promoveu em Londrina, no Norte do estado, um ato público logo pela manhã. Às 9h30, cerca de cem servidores percorreram as ruas do Centro da cidade com tarjas pretas na boca. O protesto "silencioso", segundo o diretor do Sindiprev/PR, Lincoln Ramos e Silva, a medida foi proposital. Panfletos explicando os motivos da greve para a população também foram distribuídos pelos manifestantes.

Funasa

Também no interior do Paraná, 13 postos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e do Ministério da Saúde também permaneceram sem atividades. Já o funcionalismo das Delegacias Regionais do Trabalho de quatro cidades paranaenses também cruzou os braços em adesão à greve.

Reivindicações

O não-cumprimento do acordo firmado entre o governo federal e a categoria durante a greve do ano passado foi o estopim para a paralisação de três dias, segundo o sindicato. Desde 2005 os servidores pedem a melhoria nas condições de trabalho, com a realização de concurso público para contratação de novos funcionários, além da implantação do novo Plano de Carreira da categoria e reajuste salarial. Além disso, segundo os trabalhadores, parte dos 47,11% de reajuste conquistado pela categoria em decisão judicial já deveriam ter sido pagos.

Negociação

O diretor do Sindiprev/PR confirmou a existência de uma informação extra-oficial de que o governo federal prepara medidas que contemplam algumas das reivindicações da categoria. O assunto deverá ser debatido em uma nova rodada de negociações que acontece nesta sexta-feira (2) em Brasília. A única informação concreta é que, caso as reivindicações não sejam atendidas, os servidores já estudam realizar uma greve por tempo indeterminado no segundo semestre deste ano. Curitiba e interior

Em Curitiba e região metropolitana, dez agências estiveram fechadas durante os três dias de greve. Em Campo Largo, na região metropolitana, os servidores voltaram ao trabalho na quarta-feira (31). Nos demais postos, apenas as consultas e perícias que já estavam agendadas foram atendidas. No interior do Paraná e em Paranaguá, outros 14 postos do INSS funcionaram da mesma forma.

Agências em greve em Curitiba

Visconde de GuarapuavaCândido LopesHauerJoão NegrãoXV de Novembro

Agências em greve na Grande Curitiba

AraucáriaColomboSão José dos PinhaisFazenda Rio Grande

Agência em greve no Litoral

Paranaguá

Agências em greve no interior do Paraná

Assis ChateaubriandFoz do IguaçuMaringáLondrina – Centro e Shangli-laRolândiaJacarezinhoCornélio ProcópioApucaranaPonta GrossaGuarapuavaCascavelToledoMangueirinha

Agências que funcionaram normalmente

Campo LargoFrancisco BeltrãoMedianeiraPato BrancoRealezaGuaíraMarechal Cândido RondonSanto Antônio do SudoesteCampo MourãoCianorteGoioerêLuandaParanavaíUmuaramaColoradoArapongasIvaiporãBandeirantesCambeIratiJaguariaivaLaranjeiras do SulTelêmaco BorbaUnião da VitóriaCastroIbaitiPitangaPalmas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]