• Carregando...
Ao fim do processo licitatório, Curitiba terá 750 novos táxis | Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Arquivo
Ao fim do processo licitatório, Curitiba terá 750 novos táxis| Foto: Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Arquivo

Licitação

Das 750 vagas abertas pela licitação, 745 já foram preenchidas, duas estão em processo de homologação e três devem ser abertas na próxima semana.

A frota de táxi de Curitiba, que há 40 anos era de 2.252 veículos, chegou na última sexta-feira (6) a 2.682 carros. Os dados são da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que informa que o processo de licitação para ampliar a frota de táxi da capital paranaense entrou na etapa final.

Assim que os 750 táxis estiverem circulando pela cidade, Curitiba terá 3.002 táxis. Até agora, contudo, 632 novos taxistas estão autorizados a trabalhar, quando apenas 430 estão rodando. De acordo com a Urbs, os outros taxistas homologados estão ainda em fase de cadastramento, o que consiste em emplacamento no Detran e vistoria do taxímetro pelo Inmetro .

Essa é a primeira ampliação da frota desde 1975. Também há uma nova regulamentação da atividade em vigor desde o ano passado. Agora as autorizações valem por 35 anos, acabando com a permissão por tempo indeterminado.

Dessa maneira, os donos das autorizações têm de trabalhar no mínimo quatro horas por dia com o táxi, o que dificulta a prática recorrente de apenas transferir a direção para terceiros. O táxi, porém, deve ficar em operação pelo menos 12 horas por dia e, nos horários de pico, 100% da frota terá que estar à disposição da população. Para isso, cada taxista pode cadastrar até dois motoristas auxiliares.

Também as transferências de placa foram alteradas. Agora só será aceita uma única transferência ao longo dos 35 anos e isso só poderá ocorrer três anos depois de assinado o termo de autorização. No caso de transferência, o beneficiário deverá cumprir o tempo restante até completar os 35 anos, o que acaba com o comércio ilegal de placas de táxi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]