• Carregando...
Pessquisadores buscam medicamento para combater o novo coronavírus.
Imagem em microscópio eletrônico do vírus SARS-CoV-2 (laranja), causador da covid-19.| Foto: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (EUA)

Pelos menos três índios já foram infectados com o novo coronavírus (Covid-19) no município de Santo Antônio do Içá (AM). A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (1.º), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A primeira a ser contaminada pelo vírus foi uma índia da etnia Kokama, de 19 anos, que atua em uma unidade de saúde que fica na zona rural da cidade. Além dela, outros dois foram contaminados, depois que usaram a mesma lancha que um médico, do Distrito Especial de Saúde Indígena, que descobriu estar infectado, posteriormente, com a doença.

De acordo com a fundação, os índios com o novo coronavírus estão sendo acompanhados, para que não saiam de suas aldeias e permaneçam isolados.

Além desses casos, mais 25 profissionais de saúde do Amazonas estão com Covid-19. Segunda a FVS, apenas três deles focam infectados por contágio comunitário durante exercício de sua profissão. Os outros 22 estiveram fora do estado, viajando pela Europa, Estados Unidos, São Paulo e Rio de Janeiro. Todos cumprem quarentena obrigatória.

Uma das medidas do governo do estado para o combate ao coronavírus foi o lançamento de um edital para contratação de profissionais que vão atuar nas demandas e atendimentos de casos com o avanço da pandemia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]