| Foto: MARVIN RECINOS/AFP

Ao todo, aproximadamente 42 mil paranaenses (42.094) tiveram dengue desde agosto de 2015 até agora. De acordo com o novo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (10), cinco novas mortes foram confirmadas - três em Paranaguá, no Litoral, uma em Foz do Iguaçu, no Oeste, e uma em Maringá, no Noroeste do estado. Com as novas confirmações, 47 parananenses já morreram por causa da dengue. Mais de 77% dos municípios parananenses tiveram algum caso confirmado da doença desde o ano passado. Das 399 cidades do estado, 380 tiveram notificações de dengue, algumas ainda sem confirmação.

CARREGANDO :)

Apesar de alguns municípios apresentarem uma tendência de queda nos casos da doença, cinco novas cidades entraram na lista dos que enfrentam epidemia de dengue - são 70 até agora. Santa Izabel do Oeste, Jesuítas, Astorga, Ouro Verde do Oeste e Toledo passaram a registrar mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, índice utilizado pela Organização Mundial de Saúde para caracterizar situações epidêmicas.

Zika e Chikungunya

Até agora, 278 casos de zika foram confirmados no estado, sendo 25 deles em gestantes. Duas delas tiveram abortos espontâneos causados pela infecção. Sete mães já tiveram os filhos e 16 estão sendo acompanhadas pela rede pública de saúde. Os bebês que nasceram não apresentaram má-formações e continuam sob observação das autoridades.

Publicidade

A Sesa também confirmou três novos casos de chikungunya - 55 são importados, quando os pacientes foram infectados em outra localidade, e cinco são autóctones.

Veja também
  • Até sexta, todas as cidades do Paraná devem receber 100% das doses de vacina contra gripe
  • Dengue custa US$ 8,9 bilhões por ano ao mundo