• Carregando...
Em Curitiba ação integrada promoveu três interdições | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Em Curitiba ação integrada promoveu três interdições| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Santa Maria

Justiça prorroga prisão de envolvidos no incêndio da boate Kiss

A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu a prorrogação por 30 dias da prisão temporária de quatro envolvidos no caso do incêndio da boate Kiss. A medida estende a prisão de Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, sócios da boate, de Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, e de Luciano Augusto Bonilha Leão, assistente do grupo. Segundo o Ministério Público, ainda há testemunhas que não foram ouvidas e documentos que não foram encontrados. Eles argumentaram também que há risco de fuga dos envolvidos, já que três deles foram presos fora de Santa Maria. O incêndio, no último domingo, causou a morte de 236 pessoas. A 236ª vítima, Matheus Rafael Raschen, 20, morreu na noite de quinta no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.

Liberados

Outros três estabelecimentos de Curitiba foram vistoriados – Boteco Santi, Liqüe e James Bar –, mas estavam em dia com todas as condições de segurança, vigilância sanitária, meio ambiente e documentação. De acordo com o major da PM Olavo Vianei Nunes, outras duas fiscalizações devem ser reali­­zadas ainda neste fim semana.

Depois da tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no fim de semana, ao menos 45 casas noturnas foram fechadas no Paraná em decorrência do reforço nas fiscalizações. Em Curitiba, dois bares e uma boate acabaram interditados durante a primeira Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) de 2013, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de ontem.

Foram fechadas as casas noturnas Aos Democratas e Bar Curityba, além da boate Class Night Club. Os demais estabelecimentos interditados localizam-se em Foz do Iguaçu (3), Matinhos (4), Guarapuava (5), Cascavel (11) e Toledo (2). Em Paranaguá, a prefeitura informou que cerca de 20 estabelecimentos estão impedidos de funcionar.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR), Fábio Aguayo, o bar Aos Democratas teve apenas dois dos três andares interditados, mas agentes da secretaria de urbanismo optaram por fechar o estabelecimento na quinta à noite. Já o bar Curityba apresentou problemas com a vigilância sanitária, que vistoriou e desaprovou as condições da cozinha.

Resposta

De acordo com o bar Aos Democratas, em outubro do ano passado foi solicitada a renovação do alvará, o que trouxe necessidade de algumas adequações. Para isso, foi celebrado um acordo de ajustamento, com última etapa prevista para março de 2013 – uma obra para pressurização da escada de emergência para o segundo e terceiro pisos da casa. De acordo com a nota, o trabalho está sendo executado. A pressurização, segundo a casa, se refere ao sistema de ventilação e não tem a ver com o fluxo de pessoas na escada. Durante a ação, foi acordado que o bar poderia retomar as atividades no andar térreo a partir de ontem.

Em nota, o Bar Curityba informou que já está tomando as medidas cabíveis para a reabertura. O bar esclarece que, para a obtenção de alvará e licença sanitária, aguardava uma vistoria do Corpo de Bombeiros, que já havia sido solicitada, mas não foi realizada.

A casa afirma que as imagens apresentadas da cozinha – suja e com pilhas de louça – foi divulgada fora de seu contexto. "Nossos funcionários foram impedidos de continuar o trabalho de limpeza de equipamentos e utensílios que haviam acabado de ser utilizados, sendo que os mesmos foram mostrados como se estivessem armazenados sem o referente cuidado", diz em nota.

A Class Night Club foi fechada porque o alvará de funcionamento estava vencido desde 31 de dezembro. O proprietário da casa, Ricardo Alexandre Tavares, aponta que já tem o protocolo de renovação, mas como o documento não estava no estabelecimento as autoridades decidiram fechá-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]