• Carregando...

30% dos cartões gratuitos de empresas de ônibus do Rio de Janeiro são atingidos por fraudes. A estimativa é do superintendente do sindicato das empresas de transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro (Setrerj), Márcio Barbora. Além do aperto na fiscalização, ele diz que a entidade vem também intensificando o trabalho educativo sobre a importância do bom uso das gratuidades.

Desde sexta-feira passada, todos os ônibus de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá passaram a utilizar o sistema de biometria para identificar os passageiros portadores de gratuidade. O objetivo é comprovar que o portador do cartão é, realmente, a pessoa que tem direito ao benefício, a fim de coibir fraudes.

A adoção do sistema faz parte de um processo de modernização já utilizado em São Bernardo do Campo (SP), Aracaju (SE) e Maceió (AL). A identificação por biometria é usada como medida de segurança pela rede bancária, pela Justiça Eleitoral e pela Polícia Federal, entre outros.

"Com a adoção do novo sistema, queremos atender a quem tem direito à gratuidade, como idosos, estudantes e pessoas com deficiências, com presteza e segurança. Também vamos evitar os prejuízos aos cofres do município, que paga pela utilização do benefício", afirma Márcio Barbosa, superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj).

Segundo Barbosa, as fraudes já chegam a 30% na utilização de cartões e, por isso, o sindicato vem fazendo trabalhos educativos para conscientizar as pessoas sobre a importância do bom uso das gratuidades, distribuindo cartilhas nas escolas.

Cadastro

O cadastramento das digitais para os portadores de gratuidade começou em junho de 2013 e a adesão já chegou a 70% dos usuários. Os passageiros registraram suas impressões digitais, que são verificadas nos ônibus – após a passagem do cartão – em um aparelho de leitura. Foram emitidos 425 cartões por dia.

O investimento do Setrerj no projeto foi de mais de R$ 1,5 milhão, usados na instalação de postos para o cadastramento dos beneficiários. O sistema de transportes da região atende a dois milhões de passageiros. Os portadores de benefícios somam 126 mil, representando 6% do total de usuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]