• Carregando...
Devotos lotaram as ruas de Paranaguá no último dia de festividades | Felipe Lessa/Gazeta do Povo
Devotos lotaram as ruas de Paranaguá no último dia de festividades| Foto: Felipe Lessa/Gazeta do Povo

Cerca de 500 mil fiéis participaram dos 16 dias de festividades em homenagem a Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no litoral do Paraná. De acordo com o padre Sérgio Campos, um dos organizadores da 195ª edição do evento, as romarias e o envolvimento da comunidade local foram fundamentais para o bom desenrolar da festa. "São pessoas que vêm conhecer, pedir e agradecer a mãe do Rocio. Pessoas que têm fé e acreditam em suas bênçãos", afirma.

Uma procissão marcou o último dia de festas. Segundo a organização, 5 mil pessoas estiveram presentes e participaram com cantos e rezas. A caminhada começou na Catedral Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico e percorreu a cidade de Paranaguá até o bairro do Rocio, local onde ontem foi realizada a cerimônia de encerramento das festividades.

O bispo emérito de Paranaguá, Dom Alfredo Novak, 78 anos, se encarregou de dar a bênção aos devotos. "A graça divina será eterna para todas as famílias, crianças, adultos e idosos que têm fé e não se desanimaram nem mesmo com a forte chuva que caiu na cidade", proclama.

Promessa

Para pagar uma promessa, o vigia José Fernandes, 51 anos, percorreu o trajeto com uma imagem de Nossa Senhora do Rocio nas mãos. Há cinco anos seu afilhado teve uma ameaça de meningite. Teria se curado graças à padroeira. "Quando entreguei a vida do menino para a virgem, ele melhorou. Desde então eu participo da procissão todos os anos. Quando eu morrer, será ele quem vai manter a promessa", comenta.

A graça atribuída à padroeira também levou a dona de casa Daniela de Souza, 27 anos, à procissão. Seu filho Marco Antônio, 2 anos, foi vítima de uma pneumonia em seus primeiros dias de vida. Logo após a cura, a fiel prometeu comparecer todos os anos na festividade. "É uma forma de agradecimento. Vou trazer ele sempre, pois a graça recebida de Nossa Senhora do Rocio não tem preço. Seremos eternamente gratos a ela", afirma.

Diversas motos e carros também seguiram a procissão. Segundo o Departamento de Trânsito da Guarda Municipal de Paranaguá, nenhum incidente foi registrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]