• Carregando...

No total, 51 bairros de Maringá apresentam índices de infestação do mosquito da dengue acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. A informação foi divulgada pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira), da Secretária Municipal de Saúde, na manhã desta terça-feira (18).

Jardim Alvorada, Jardim Alvorada I, Jardim Alvorada II, Jardim Ebenezer e Sumaré são os bairros que correm maior risco de epidemia, com 3,7% de infestação. Por outro lado, a região central não sofre risco, onde, de acordo com a secretaria, não foi encontrado qualquer foco de infestação do mosquito da dengue.

Os bairros Residencial Lea Leal, Morangueira, Morangueira I e Alvorada III também apresentaram índices elevados: 3,3% de infestação. Nos demais bairros, os índices variam de 0,4% a 2,7%.

De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, o índice só é considerado de alto risco a partir de 4%. "A incidência apresentada no relatório ainda acontece porque tem muito criadouro em lixos de resíduos sólidos nos quintais, embaixo do pratos de flor. A população precisa nos ajudar e mudar esses hábitos."

Apesar da infestação apontada pelo Lira, Nardi defende que 2012 foi um bom período de combate à dengue em Maringá. O secretário cita que, neste ano, foram 62 casos confirmados de dengue contra 182 casos em 2011.

Questionado sobre a possibilidade de epidemia em 2013, Nardi afirma que a campanha Natal sem dengue, lançada nesta terça-feira (18), pretende conscientizar e lembrar a população da importância da mudança de comportamento, limpeza de quintais para o combate ao mosquito da dengue, para evitar o pior. "É um esforço conjunto da secretaria e da população para que a gente possa diminuir o número de casos da doença na cidade."

Na manhã desta terça-feira (18), o secretário de Saúde estava na Praça Raposo Tavares, na região central de Maringá, com alguns dos 210 agentes de combate à dengue, para uma campanha educativa. O objetivo foi esclarecer à população os cuidados necessários para combater a doença. "É aquilo que está no slogan da campanha: a dengue se combate todos os dias, por todos."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]