• Carregando...

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) registrou 550.972 estudantes inscritos na segunda etapa do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que seleciona alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas nas federais.

De acordo com o balanço final das inscrições, o curso com maior número de candidatos inscritos foi o bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC. Um total de 11.919 estudantes candidataram-se às 671 vagas disponíveis.

Os cursos de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia também estão entre os mais procurados com, respectivamente, 7.149 e 6.244 candidatos inscritos em cada opção.

Nesta segunda fase se inscreveram alunos que não garantiram vaga nas 51 instituições de ensino superior na primeira etapa. Em todo o país, 60% das vagas da primeira etapa não foram preenchidas. Na segunda fase, 29.240 postos foram oferecidos em quase todos os cursos, inclusive para Medicina. A Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio) tem 52 vagas para Medicina em aberto.

Para o MEC, a baixa procura na primeira fase foi motivada pelo calendário de inscrições que coincidiu com o resultado de outros vestibulares. Quem passou no concurso sem precisar das notas do Enem nem se interessou pela seleção do MEC.

O Sisu possibilita a inscrição dos estudantes que fizeram o Enem em 2009 e desejam se candidatar às vagas em universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que usam as notas do exame em seus processos de seleção.

Participam da primeira edição da seleção unificada 23 universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, com a oferta de vagas em cursos de educação superior – entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Além das instituições federais, a Univer­sidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatís­ticas (Ence) selecionam candidatos pelo Sisu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]