• Carregando...

A segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que distribui vagas em universidades federais usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começou ontem com uma boa notícia para quem não conseguiu entrar na Univer­­sidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): 1.681 vagas voltaram a ser oferecidas. Quando a primeira fase da seleção terminou, no começo do mês, todas as vagas tinham sido preenchidas. Mas durante o período de matrículas, na semana passada, mais da metade dos 2.784 aprovados não apareceu.

Na primeira etapa do Sisu, a UTFPR foi a instituição com o terceiro maior número de candidatos (46.278). Para o pró-reitor de Graduação e Educação Pro­fissional da UTFPR, Maurício Alves Mendes, o alto índice de matrículas não efetivadas se deve, principalmente, ao fato de entre os aprovados haver alunos que ainda não concluíram o ensino médio e mesmo assim se inscreveram no Sisu, além de muitos candidatos de outros estados. "Tivemos inscritos de todas as unidades da federação. Após aprovados, muitos provavelmente viram que não tinham condições de se mudar para o Paraná, e por isso, acabaram desistindo", disse.

Os números da UTFPR refletem uma tendência nacional. Em todo o Brasil, foram ofertadas 47,9 mil vagas na primeira fase do Sisu, mas 29.240 sobraram para a segunda fase. Caso seja necessário, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) promete fazer novas seleções, até que todas as vagas sejam preenchidas.

Segunda fase

As inscrições para a segunda-fase começaram ontem e vão até sábado. Na UTFPR há vagas disponíveis em todos os 74 cursos oferecidos pela instituição. O resultado será divulgado na segunda-feira, dia 22, com matrículas entre 23 e 26 de fevereiro. A UTFPR espera que o índice de alunos aprovados e que efetivamente se matriculem seja maior nesta oportunidade. "A tendência agora é de que apenas se inscrevam os alunos que realmente desejam se matricular", avaliou o pró-reitor. Mas a UTFPR já admite que ainda será necessária uma terceira fase, em março, para terminar de preencher as vagas de alguns cursos. "No vestibular tradicional tínhamos até seis chamadas", compara o pró-reitor.

De acordo com Mendes, a universidade deve continuar a adotar o Sisu como processo de seleção de alunos, por ser um sistema considerado melhor para os alunos, com diversas facilidades, como muitos locais para fazer as provas e inscrição a distância. Como os vestibulares da UTFPR são semestrais, a instituição só voltará a fazer um vestibular tradicional se o Enem não passar a ser realizado a cada seis meses.

Serviço

O site para inscrição no Sisu é http://sisu.mec.gov.br

* * * * * * *

Interatividade

O baixo número de matriculados abala a credibilidade do sistema usado pelo MEC?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]