• Carregando...

Uma pesquisa do Instituto Vox Populi/Iser mostra que 98% dos brasileiros consideram a destruição das florestas um problema grave ou gravíssimo. Quando o tema são as mudanças climáticas, 76% da população demonstra preocupação. Mas, no dia-a-dia, os cidadãos muitas vezes acham que estão de mãos atadas para evitar problemas como o aquecimento global ou o desmatamento da Amazônia. Não é bem assim. Cada pessoa pode contribuir – e muito. Neste Dia do Meio Ambiente, a Gazeta do Povo traz uma lista de 7 atitudes que podem fazer a diferença.

Recursos hídricos

Dê um banho de água fria no desperdício

Embora a água seja abundante no planeta, apenas 0,3% está acessível para consumo (o resto é água do mar, está nas geleiras, calotas polares ou debaixo da terra, em locais inacessíveis). Só isso já justificaria a necessidade de economizar esse recurso. Mas existem outras razões mais práticas. Sobretudo nas grandes cidades, a escassez obrigará as companhias de abastecimento a buscar água cada vez mais longe, a custo maiores para o consumidor. No caso da Grande Curitiba, por exemplo, estudos indicam que os mananciais de abastecimento vão estar com a capacidade de abastecimento esgotada entre 2030 e 2050, o que obrigaria a Sanepar a buscar água a mais de 100 quilômetros da capital.

O que fazer

Economize

• Tome banhos mais rápidos.

• Prefira os vasos sanitários com caixas de descarga acopladas. Elas gastam apenas 6 litros por acionamento. Os vasos com válvula hidra gastam de 10 a 30 litros por descarga.

• Feche as torneiras ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça. Em cinco minutos, uma torneira aberta gasta pelo menos 12 litros.

• Conserte torneiras que pingam. Elas podem gastar 40 litros por dia.

• Fique atento aos vazamentos.

Cuide de seu esgoto

• Além de poupar água, é preciso evitar que o esgoto de sua casa seja lançado fora da rede coletora e venha a poluir os rios (lembre-se de que o esgoto escorre da rua para os rios).

• Se onde você mora não tem rede coletora da Sanepar, providencie uma fossa séptica e faça a manutenção periódica dela.

• Se o bairro tiver coleta de esgoto, verifique se a tubulação de sua residência está ligada à rede. Só em Curitiba, de acordo com a Sanepar, há 25,1 mil casas com ligações de esgoto comprovadamente clandestinas. Caso você esteja irregular, faça imediatamente a ligação.

Cidadania

Seja um cidadão ecológico

Tenha uma postura ecológica na vida pública.

O que fazer

Denuncie crimes ambientais

O telefone da Polícia Ambiental é 0800-643-0304. Em Curitiba, você também pode ligar para a prefeitura, pelo 156.

Cobre os políticos

Vote em candidatos comprometidos com o meio ambiente.

Áreas verdes

Preserve o verde. Em sua própria casa!

Você pode e deve se preocupar com a devastação da Amazônia. Mas comece a preservar o verde dentro de sua residência.

O que fazer

Resista à tentação de cimentar o jardim ou o quintal

O gramado ajuda a reter a água da chuva, que se infiltra no solo. Se o jardim for de cimento ou lajota, a água da chuva escorre para a rua. Se houver um temporal muito forte, os bueiros não dão conta do recado. O resultado são as enchentes urbanas. Com o jardim verde, você está ajudando a evitá-las.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]