• Carregando...

As cidades paranaenses que na última semana sofreram em consquência das fortes chuvas que atingiram o Estado começam a reparar os estragos causados no sistema de abastecimento de água. Até as 16 horas desta terça-feira (2), equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já haviam restabelecido 85% do abastecimento de Sengés e 60% de Tomazina, ambas no Norte Pioneiro. Em Londrina e Cambé 36 mil domicílios estão sem água.

Em Sengés, a construção de um acesso provisório permitiu à Sanepar transportar para o município os equipamentos necessários para reparar as redes de água. A expectativa da companhia era de que o abastecimento estaria totalmente restabelecido até o final da tarde e que os 20 mil habitantes da cidade estivessem com acesso a água.

O sistema de esgoto da cidade, no entanto, foi danificado pela infiltração da água da enchente e as equipes da Sanepar estão encontrando dificuldades técnicas para solucionar os problemas. De acordo com a companhia, vários pontos foram entupidos pela areia trazido pelo rio e estruturas, como elevatórias de esgoto e linhas de recalque, foram arrastadas pela correnteza. A previsão é de que seja preciso pelo menos uma semana para normalizar a rede de esgoto do município.

Tomazina

De acordo com a Sanepar, o abastecimento de água só deve ser totalmente recuperado em dois dias, em função dos dutos quebrados pela inundação e que precisam ser repostos. Na parte da cidade que está isolada pela queda da ponte sobre o Rio Cinzas, 3 mil pessoas estão sendo abastecidas com a ajuda de caminhões-pipa.

Outras localidades

Em Londrina, embora a Sanepar tenha retomado 100% de sua produção no Sistema Tibagi, que abastece 54% da população de Londrina e Cambé, a capacidade da reservação ainda não foi normalizada. Nesta terça-feira, cerca de 70 bairros estão sem água – em torno de 36 mil residências. A Sanepar orienta a população a usar água com moderação, principalmente nos imóveis em que há caixa d’água.As cidades de Ibaiti, Pinhalão, Arapoti e São José da Boa Vista, que começaram a semana também registrando problemas no abastecimento, já tiveram seus sistemas de água restabelecidos, e operam normalmente agora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]