• Carregando...
Uma rua inteira em Wenceslau Braz foi destruída pela força da chuva: cidade contabiliza prejuízos | Danilo Nichimura/Tribuna do Vale
Uma rua inteira em Wenceslau Braz foi destruída pela força da chuva: cidade contabiliza prejuízos| Foto: Danilo Nichimura/Tribuna do Vale

As fortes chuvas que atingem o estado do Paraná desde sábado (9) mantêm 896 pessoas desalojadas, segundo novo boletim da Defesa Civil divulgado às 14h desta quarta-feira (13). Pela manhã desta quarta, o órgão informou que 1.016 ainda permaneciam desalojadas. Esse número já havia atingido a marca de 1,3 mil. Ao todo, cerca de 700 mil pessoas foram atingidas – direta ou indiretamente – pelas consequências das tempestades. A maioria é de pessoas que sofrem com a falta de água, em Londrina e região.

Tempestade afetou abastecimento de água

As fortes chuvas que caíram sobre o Norte interromperam o abastecimento de água, parcial ou totalmente, em 13 cidades da região, segundo a Sanepar. Na maioria delas não há, até o momento, previsão de normalização do abastecimento. No começo da tarde desta quarta-feira (13), 12 municípios continuam com o sistema de abastecimento prejudicado.

Caminhões-pipa estão atendendo situações emergenciais, como hospitais, postos de saúde, creches e asilos.

A orientação da empresa é para que, em situações como esta, a população use a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.

Em Maringá, o abastecimento deve continuar suspenso para 85% da população, pelo menos, até esta quarta-feira (13). Em Londrina, a situação também é crítica. O Rio Tibagi subiu quatro metros no ponto de captação e ameaça inundar a unidade. Neste momento, o sistema que atende Londrina e Cambé opera com apenas 30% da capacidade de produção, o que significa que cerca de 400 mil moradores de Londrina e de Cambé podem ficar sem água. A expectativa da Sanepar é que a produção seja normalizada em até 48 horas.

Devido às inundações, em Nova Esperança, Rolândia, Arapongas, Jandaia do Sul, Tomazina, Siqueira Campos e Novo Itacolomi, o abastecimento está totalmente comprometido.

Em Nova América da Colina, o temporal provocou queda de energia na captação, fazendo com que a produção de água fosse paralisada. Neste município, também não há previsão para que o abastecimento seja restabelecido.

Em Apucarana, a inundação da unidade de captação de água também deixou 70% da população com o abastecimento comprometido.

Até o momento, a população de Marilândia do Sul foi a menos afetada, onde as chuvas provocaram o desabastecimento de 30% dos habitantes. Em Wenceslau Braz, o abastecimento também foi comprometido, mas já foi normalizado.

A Defesa Civil informa ainda que 12,2 mil paranaenses foram afetados diretamente pelos estragos provocados pela chuva em 41 cidades.No boletim divulgado no começo da manhã eram 30 municípios afetados pela tempestade . Em Rolândia, um motorista de ônibus está desaparecido desde esta segunda-feira (11). As buscas foram retomadas na manhã desta quarta.

Segundo a prefeitura da cidade, alguns prédios públicos foram tomados pela água e estão interditados. Dezenas de casas apresentam graves rachaduras, muros caíram, casas estão alagadas, vias rurais destruídas e ruas congestionadas

O órgão aponta que 131 pessoas permanecem desabrigadas em todo o Paraná. Contam como desabrigados quem perdeu a casa e está em um abrigo público. Quem está desalojado saiu de casa, não necessariamente a perdeu, e não está em abrigo público -- mas na casa de um parente ou amigo.

Ao todo, foram contabilizadas 868 casas danificadas em todo o estado - destas seis foram completamente destruídas (três em Londrina e três em Sabáudia). Em relatório anterior, a Defesa Civil tinha contabilizado 595 moradias afetadas pela chuva.

A cidade de Tamarana, de aproximadamente 12 mil moradores, chegou a ter 300 moradores desalojados, mas a situação já foi normalizada. A cidade ficou sem acesso à internet e são poucos os telefones que funcionam. A tempestade castiga o município desde domingo e provocou deslizamento de lama que invadiu algumas moradias.

Em Jataizinho, no Norte Pioneiro, há o maior número de desalojados: 350. A cidade também concentra o maior número de afetados diretamente pela chuva, com 6,4 mil pessoas

Segundo o Simepar, o volume de chuvas que atinge a região Norte chega 340 milímetros nas últimas 48 horas, nível superior à média histórica para todo o mês de janeiro, que é de 212 milímetros. Uma barragem localizada na região de Apucaraninha, em Tamarana, está com mais de seis metros acima da média e é monitorada pela Copel.

O coordenador da Defesa Civil alerta a população próxima para que deixem suas casas, já que há risco de transbordamento

Outra cidade que foi afetada pelo temporal foi Piraí do Sul, nos Campos Gerais. Ao todo, 100 pessoas permanecem desalojadas – segundo a Defesa Civil. Além delas, há outras 30 que permanecem desabrigadas e estão no Pavilhão Cultural Gabriel Cury.

Confira as 41 cidades afetadas pelo temporal no Paraná:

Apucarana

Arapongas

Araucária

Atalaia

Bandeirantes

Cambé

Cambira

Campina Grande do Sul

Campo Largo

Cruzeiro do Sul

Fazenda Rio Grande

Guaraqueçaba

Ibaiti

Ibiporã

Jaboti

Jacarezinho

Jaguariaíva

Jardim Olinda

Jataizinho

Kaloré

Londrina

Mandaguaçu

Marilândia do Sul

Maringá

Nova Esperança

Novo Itacolomi

Paranavaí

Piraí do Sul

Ponta Grossa

Reserva

Rio Bom

Rio Negro

Rolândia

Sabáudia

Santana do Itararé

São José dos Pinhais

Sarandi

Siqueira Campos

Tamarana

Tomazina

Wenceslau Braz

Fonte: Defesa Civil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]