• Carregando...

O governo vai trabalhar sobre a divisão interna dos tucanos para isolar o DEM na oposição à CPMF e garantir sua prorrogação. Na Câmara, onde a matéria está agora, o PSDB já mostrou disposição para colaborar. Seus principais governadores, José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), têm perspectiva de poder na esfera federal e nenhuma intenção de acabar com a CPMF. Mesmo Aécio, que endossou a reivindicação de setores do partido pela diminuição gradativa do imposto do cheque, indicou ao Planalto, por meio de um emissário, que está apenas "esticando a corda" na tentativa de obter alguma divisão da receita com os estados. No Senado, o governo avalia que Tasso Jereissati votará pela prorrogação desde que atendido na questão das ZPEs e/ou da siderúrgica no Ceará.

***

Pressão – O governador Paulo Hartung (PMDB) reuniu a bancada do Espírito Santo da Câmara para pedir empenho na aprovação da partilha da CPMF com estados e municípios, mudança no projeto que o governo se nega a negociar.

Tudo azul – A mais recente versão do Orçamento de 2008, que Lula receberia ontem do ministro Paulo Bernardo (Planejamento), foi concluída antes do início da crise nos mercados e está bem fornida no que diz respeito aos ministérios da área social.

Linha direta 1 – O relator da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, Marco Maia (PT-RS), diz que apresentará na semana que vem requerimento para que um piloto da Aeronáutica, de preferência do Aerolula, faça uma simulação de pouso em Congonhas nas mesmas condições do Airbus acidentado no dia 17 de julho.

Linha direta 2 – Para o relator, a simulação, que deixará os manetes do avião na mesma posição registrada pela caixa-preta do Airbus na hora do pouso, poderá ajudar a CPI a entender como se comportaram máquina e pilotos.

Orelha quente – A Câmara realizará na terça sessão solene em homenagem aos 155 anos de Teresina. Líderes de partidos e deputados do Piauí já preparam discursos de repúdio a Paulo Zotollo, da Philips. O empresário disse que se o estado deixasse de existir "ninguém iria perceber".

Limite 1 – Peritos da PF que trabalham no laudo sobre os documentos de Renan Calheiros (PMDB-AL) avisaram aos relatores do processo no Conselho de Ética que não poderão avançar na apuração sobre compradores do gado do senador. Vão se limitar a reproduzir relatório da Secretaria da Fazenda de Alagoas.

Limite 2 – Os técnicos da PF afirmam que, para ter um retrato completo das operações de compra e venda de gado, seria necessário investigar a capacidade financeira dos compradores e a origem dos recursos. Isso, no entanto, foge às atribuições da perícia.

Outro lado – José Sarney (PMDB-AP) diz que não participa de articulação para salvar o mandato de Renan. "Cumpro apenas o dever de amigo", afirma o senador.

Pombo-correio – O presidente do Senado enviou telegramas aos cem parlamentares incluídos no levantamento anual do Diap sobre os mais influentes do Congresso, parabenizando-os pela votação.

Zip – Além do voto de mais de 300 páginas e do relatório de 50 folhas, o ministro do Supremo Joaquim Barbosa preparou resumo com as principais linhas de sua argumentação e mandou para os colegas pela intranet do tribunal.

Na cadeira – O PR do Ceará já alardeia a indicação de Lúcio Alcântara para presidência da Chesf. Desde que se filiou ao partido, o ex-tucano vinha negociando seu ingresso na praia lulista. A idéia inicial era tentar encaixar o ex-governador em cargo no Planalto, ao lado do ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais).

TIROTEIO

* Do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) sobre o presidente da Philips, Paulo Zottolo, para quem "se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado"; integrante do movimento "Cansei", ele pediu desculpas.

– Talvez por estar cansado, ele não teve ânimo de ler a Constituição e verificar que o Brasil é um país federativo, que deve combater as desigualdades regionais, não acirrá-las.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]