• Carregando...

Endividado em cerca de R$ 40 milhões, o PT pretende gastar um "troco" de R$ 200 mil com faixas, cartazes e camisetas para a festa de 1.º de janeiro. Concebido pelo marqueteiro João Santana, o material gráfico será apresentado amanhã em Brasília a siglas aliadas e a movimentos sociais. As peças carregam o slogan "Eu estive na segunda posse do presidente Lula" sobre um fundo que mistura o verde-e-amarelo ao vermelho petista. Adesivos e cartazes serão distribuídos gratuitamente. Camisetas serão vendidas. O PT, que estima colocar 40 mil pessoas na rua para festejar o segundo mandato, arcará com o transporte de filiados e os shows na Praça dos Três Poderes.

Em 2003, o valerioduto bancou parte da primeira festa de posse.

***

Tô fora – Na contramão de alguns tucanos muito satisfeitos com o autoconcedido aumento salarial dos parlamentares, Fernando Henrique Cardoso manifestará publicamente seu apoio aos deputados que entrarão hoje no STF com ação contra os 91%. Prática cidad㠖 O jornalista Paulo Markun decidiu "tomar partido" diante do "ultrajante aumento de 91%". Abriu espaço no Jornal de Debates (www.jornaldedebates.ig.com.br) para propostas capazes de reverter o que chama de "indecência praticada pelo parlamento". Em campanha 1 – Três meses depois de demitir 1.018 servidores em funções de confiança, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ainda não cumpriu a promessa de aprovar resolução que extinguiria definitivamente os cargos. Ele promete tentar votar nesta semana. Em campanha 2 – Sem a extinção, os cargos de confiança podem ser preenchidos novamente no futuro, o que agrada ao "baixo clero". A economia gerada com as demissões é uma das alegações apontadas por Aldo Rebelo a título de justificar o aumento dos salários de deputados.

Em espírito – De José Dirceu, sobre a diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral: "Como há quatro anos, estou com o presidente a seu lado, não mais fisicamente, mas na primeira fileira da defesa do seu mandato".Martelo batido – Motivo de arranca-rabo recente entre Tasso Jereissati (contra) e Jutahy Jr. (a favor), a idéia de que tucanos possam participar de governos estaduais petistas será oficialmente rejeitada pelo PSDB. Às claras – Um dispositivo na LDO obriga as estatais a divulgar suas contas em tempo real, a exemplo da administração direta. "As estatais, que são quem mais investe hoje no Brasil, sempre foram uma caixa-preta", diz o autor, Pauderney Avelino (PFL-AM). Já passou – Odiado em Roraima desde que Lula demarcou a reserva indígena Raposa Serra do Sol, o PT já filiou uma deputada federal e um senador desde a eleição. Roraima foi o único Estado no Norte e no Nordeste em que Lula perdeu para Alckmin (PSDB), nos dois turnos. Barra limpa – Bastou Janene ser absolvido pelo plenário e o ex-deputado Ronivon Santiago (PP-AC) voltou a circular sorridente pela Câmara. Ele teria sido o destinatário de parte dos recursos sacados pelo PP do valerioduto. Rodízio mineiro 1 – Ronaldo Vasconcelos Novais, vice-prefeito de Belo Horizonte, assume vaga no Conselho de Administração da empresa de saneamento Copasa no governo Aécio. Substitui Murilo Valadares, secretário de Políticas Urbanas do prefeito petista Fernando Pimentel. Rodízio mineiro 2 – Já Murilo Valadares foi eleito para uma vaga no Conselho Fiscal da Copasa, em substituição a Ricardo Vasconcelos Novais, irmão do vice-prefeito de BH. Ricardo diz que renunciou "em caráter pessoal".

TIROTEIO

*Do advogado Dalmo de Abreu Dallari, sobre o aumento de 91% aos parlamentares:

Os deputados devem ser bem-remunerados, para evitar negociatas. Mas o reajuste é exorbitante e imprudente, pois o Congresso tem imagem negativa com a comédia das CPIs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]