• Carregando...
Mesmo com câncer, Sueli seguiu com a gravidez. “É o Davi que me dá forças para enfrentar o dia a dia”, emociona-se | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Mesmo com câncer, Sueli seguiu com a gravidez. “É o Davi que me dá forças para enfrentar o dia a dia”, emociona-se| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Sua saúde

José Clemente Linhares, oncologista e mastologista do Hospital Erasto Gaertner e da Sociedade Brasileira de Mastologia, dá algumas dicas de como se prevenir e quais são os fatores de risco do câncer de mama:

Prevenção

O elemento mais importante é o diagnóstico precoce. É importante realizar mamografias anualmente a partir dos 40 anos de idade. Já nos 35 anos, no entanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda uma mamografia inicial para verificar a possibilidade do desenvolvimento da doença.

Autoexame

É recomendado realizar o autoexame pelo menos uma vez por mês. O primeiro passo é verificar se há algum nódulo na mama ou na axila. Cerca 10% dos tumores são palpáveis, mas não visíveis na mamografia, segundo o Hospital Erasto Gaertner. É importante verificar, também, se há retração ou desvio do bico do seio e secreção cristalina ou sanguinolenta.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco ligados ao câncer de mama: ter a primeira menstruação antes dos 10 anos; ter menopausa depois dos 52 anos; não engravidar ou gerar o primeiro filho após os 30 anos; usar reposição hormonal por período superior a cinco anos; fumar e consumir álcool de maneira excessiva; ter, na família, parentes de primeiro grau que desenvolveram câncer de mama, de ovário ou de intestino.

Camiseta

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina (RFCC), em parceria com outras empresas daquele estado, confeccionou a maior camiseta ecológica do mundo (www.facebook.com/amaiorcamisetadomundo). Feita na cor rosa, a peça será apresentada ao Guinness Book, o livro dos recordes. A camiseita foi confeccionada com malha e 30 mil garrafas PET, e terá o tamanho de um prédio de 33 andares (três vezes maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro). Ela será mostrada ao público em 11 de outubro, a partir das 9 h, no km 7 da BR-470, em Navegantes (SC). Após o evento, toda a malha usada na confecção da peça será transformada em 10 mil camisetas de tamanho normal. A renda obtida com a venda dessas camisetas será revertida à RFCC.

A partir de hoje até o fim do mês, várias cidades ao redor do mundo vão se colorir de rosa, cor que simboliza a campanha de prevenção contra o câncer de mama. Durante o chamado Outubro Rosa, organizações públicas, empresas e a sociedade civil de um modo geral iniciam uma programação com ações de conscientização no combate à doença, que neste ano deve afetar cerca de 60 mil pessoas somente no Brasil, conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Em Curitiba, algumas instituições começaram a mobilização ontem. Três pacientes com câncer de mama do Hospital Erasto Gaertner tiveram uma "tarde de beleza" no salão Lady&Lord do Shopping Mueller. "Às vezes, as mulheres que passam pelo tratamento se sentem feias. Mas não é assim que deve ser. Por isso um dos pontos é melhorar a autoestima delas e mostrar que é possível se valorizar", relata o médico oncologista e mastologista José Clemente Linhares.

Uma das pacientes que participou da "tarde de beleza" foi a funcionária pública Sueli Barbosa Xavier de Almeida, 41 anos. Ela descobriu o câncer de mama em 2012. "Quando fiz uma mamografia, o médico encontrou dois nódulos. Quando fui iniciar o tratamento, descobri que estava grávida. O doutor falou que eu deveria tirar o bebê, pois a gestação poderia afetar o tratamento, mas eu disse que não."

O filho de Sueli, Davi Guilherme, nasceu no início deste ano. Ele teve de passar três meses na UTI, mas hoje está saudável. Sueli, por sua vez, segue com o tratamento. "É o Davi que me dá forças para enfrentar o dia a dia", conta, emocionada. Quando há diagnóstico precoce, como no caso dela, as chances de cura são de 100%, de acordo com o Hospital Erasto Gaertner.

Cartão-postal de Curitiba, a estufa do Jardim Botânico passou a ganhar as cores da campanha na noite de ontem. Da mesma forma, a Praça do Japão ganhou iluminação especial. O prédio da Urbs e o da Rodoferroviária também já estão em tons de rosa. Hoje à noite, quem passa a ostentar a cor da campanha é o edifício da Cohab, na esquina da Rua XV de Novembro com a Barão do Serro Azul, no Centro, e a fachada do Shopping Curitiba.

Quem também aderiu ao movimento foi a Dom Signori Pizzaria, no Batel, que vai doar parte do valor arrecadado com o rodízio a pacientes com câncer de mama. A iniciativa foi criada em parceria com Michelle Bornemann, criadora do ONG Autoestima, que recebe doações de cabelos.

Movimento

O movimento Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos. Naquele ano, diversas instituições do país fizeram ações isoladas sobre a prevenção do câncer de mama. Por causa da movimentação, o Congresso Americano instituiu o outubro como o mês nacional de prevenção à doença. A primeira iniciativa no Brasil foi registrada em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista de São Paulo, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, ficou iluminado de rosa.

Programação

Confira alguns eventos do Outubro Rosa em Curitiba:

Associação Comercial

Com o mote "você pode não ver, mas pode prevenir", a Associação Comercial do Paraná (ACP) realiza uma série de eventos na tarde de hoje na Rua XV de Novembro, 621. Às 10 horas, ocorre a abertura oficial da campanha. Entre 10h30 e 11 h, a banda da Polícia Militar e o coral da Polícia Civil fazem apresentações ao público.

Por volta das 12 h, a dupla sertaneja Alysson e Gustavo canta para o público. Às 13 h, começa o show musical de Mariachi Santa Rosa de Los Hermanos Rangel. Às 14 h, é a vez de Luciano Pasinato, com o show "Cordas e Sanfona, Um Passeio Musical pelo Parque".

Secretaria da Mulher

A Secretaria da Mulher preparou uma lista de eventos para o mês de outubro. Amanhã, por exemplo, ocorre a Caminhada Rosa no Bairro Novo. Já na terça-feira da próxima semana é o dia do Encontro Pink, às 19h30, na Primeira Igreja Batista (PIB). A programação completa será publicada no site da prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br).

Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente também montou uma programação especial. Hoje haverá palestra sobre o câncer de mama, no Centro de Eventos do Hospital São Vicente, com a médica Maria Fernanda Caboclo. Confira a programação completa no site da entidade (www.funef.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]