• Carregando...

Sabe aquela desculpa de muita gente que diz estar velha demais para aprender as regras do novo acordo ortográfico? Pois é, perdeu o sentido. A Academia Brasileira de Letras (ABL), uma das idealizadoras das novas regras, acaba de lançar um aplicativo grátis para tablets e celulares com o "Vocabulário ortográfico da língua portuguesa" (Volp), uma espécie de dicionário com a ortografia oficial do português. A ideia é facilitar a adoção do novo jeito de escrever.

Organizado pela equipe de lexicografia da ABL, o "Volp" é um velho amigo de todo profissional de texto - e agora vai alcançar o público em geral. Sua versão impressa, hoje na quinta edição, é um calhamaço de 877 páginas.

Há alguns anos, a ABL já o disponibilizava para consultas gratuitas em seu site, o que exigia conexão à internet. Já o aplicativo, disponível para iOS ou Android, não necessita de conexão à rede. "Estamos modernizando a comunicação da Academia, adaptando-a às novas tecnologias", afirma o imortal Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da ABL.

Os imortais têm acompanhado a repercussão do aplicativo na rede. Lançado há 15 dias, o Volp já teve 50 mil downloads. São usuários não só do Brasil, mas também de países como Portugal, Japão, Argentina, Bolívia e Canadá, entre outros lugares. O lançamento recebeu 185 menções no Facebook, segundo a ABL.

A criação do aplicativo, além de lançar um serviço, tem uma função política: a defesa do acordo ortográfico, que deveria ter entrado em vigor em 2013, mas teve seu prazo adiado para janeiro de 2016 por um decreto da presidente Dilma Rousseff. As editoras e a imprensa brasileiras já adotaram as novas regras ortográficas antes do prazo – mas elas ainda enfrentam resistência, inclusive em Portugal. O aplicativo conta com o recurso autocompletar e, para quem tem problemas para ler em telas pequenas, permite aumentar o tamanho da fonte.

"A disponibilidade do Volp num smartphone é revolucionária. Ainda há alguns professores que fazem campanha contra, mas o acordo já foi adotado na prática por todo mudo. No momento em que o vocabulário fica à disposição facilmente, é mais fácil a adoção das novas regras. Vai ser útil para a sua fixação", afirma Geraldo Holanda Cavalcanti. Texto de: Maurício Meireles

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]