• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O tempo quente das últimas semanas não é comum para o mês de abril. O histórico do Simepar mostra que, nos últimos 30 anos, a temperatura média no mês é de 18.°C. Em 2016, até segunda-feira (18), a média do mês ficou em 22,7°C, quase cinco graus acima do habitual.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Tarcísio da Costa, a média histórica é feita verificando a temperaturas dos dias, depois calculando a dos meses e anos. Costa afirma que a razão das temperaturas altas em todo o Paraná é um bloqueio atmosférico e a atuação de uma massa de ar quente no estado. “Por ser uma estação de transição, é normal que existam dias quentes no outono. O que surpreende é a quantidade de dias em que as temperaturas permanecem altas”, disse.

O dia mais quente registrado em Curitiba foi o último sábado - 32,3°C. Nesta terça-feira (19), a temperatura baixou um pouco e ficou nos 29,3°C. A mais alta do estado nesta terça foi em Antonina, no litoral, onde os termômetros marcaram 37,5ºC. A cidade de Palotina, no oeste do estado, também teve temperaturas altas, chegando aos 36°C.

Média pode baixar

A temperatura média do mês de abril pode baixar se a previsão dos meteorologistas se concretizar. De acordo com Costa, o bloqueio metereológico no estado deve acabar na próxima semana, fazendo com que as temperaturas baixem e, por consequência, a média do mês também.”Com o fim do bloqueio na próxima semana, a massa de ar quente deve se afastar do estado, deixando as temperaturas mais próximas da média histórica”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]