• Carregando...
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

MATINHOS – Dos 1.315 candidatos inscritos no vestibular do câmpus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), 61 não fizeram as provas da primeira fase ontem, em Matinhos. Segundo a organização do vestibular, o número de candidatos faltantes na primeira fase diminuiu 50% em relação ao vestibular do ano passado.

O índice de desistência nos cursos tecnológicos foi maior: 28 pessoas não compareceram, o que representa 6,88% dos candidatos inscritos. Entre os cursos de graduação, 33 pessoas faltaram – um porcentual de 3,63% do total de 909 inscritos.

Ao todo, foram oferecidas 300 vagas para nove cursos, quatro de graduação e cinco tecnológicos. De acordo com a organização, tudo ocorreu de forma tranqüila e nenhum incidente foi registrado.

O concurso deste ano teve 478 concorrentes a mais que o vestibular do ano passado. O curso mais disputado foi o de Fisioterapia, com 11,6 candidatos por vaga. Entre os inscritos, 974 eram de cidades do litoral, 238 de Curitiba e região metropolitana, e 101 de outros estados. A organização do vestibular destacou o aumento da porcentagem de candidatos da região litorânea, que subiu de 68% para 74%. O número é considerado positivo porque o objetivo da UFPR Litoral é oferecer ensino de qualidade à população e evitar que os estudantes da região precisem ir estudar na capital. O primeiro candidato a terminar a prova usou apenas uma hora e meia para resolver as questões – este é tempo mínimo que o aluno deve ficar em sala de prova. Os candidatos acharam o nível de dificuldade médio; a prova apontada como uma das mais fáceis foi a de Português, enquanto as de Matemática e Química foram consideradas as mais difíceis. Fabrício Lopes Conduta, que disputa uma vaga para o curso de Fisioterapia, concorda com a maioria em relação à prova mais difícil, mas achou a de Português igualmente complexa. "As (provas) de Português e Matemática estavam muito difíceis. A de Inglês eu achei fácil", conta.

A primeira fase teve 80 questões objetivas de conhecimentos gerais, sobre os conteúdos do ensino médio e fundamental, e terá o resultado divulgado em 27 de junho no site www.nc.ufpr.br. A prova da segunda fase abrange compreensão e produção de textos e ocorre em 1.º de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]