• Carregando...
Estudantes atuaram em comunidades locais da Bahia e Sergipe | Divulgação/ Unioeste
Estudantes atuaram em comunidades locais da Bahia e Sergipe| Foto: Divulgação/ Unioeste

Duas equipes de estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) colocaram em prática ações de cidadania durante aproximadamente três semanas em dois municípios do Nordeste do Brasil. Eles integram o Projeto Rondon, coordenado nacionalmente pelo Ministério da Defesa e que envolve alunos universitários voluntários que levam ações de cidadania e desenvolvimento sustentável a comunidades carentes.

As duas equipes, cada uma composta por oito acadêmicos e dois professores, viajaram para Capim Grosso, na Bahia, e Campo do Brito, no Sergipe. Por meio de oficinas, os estudantes levaram lições sobre meio ambiente, saúde e desenvolvimento. Em uma das oficinas, por exemplo, os alunos ensinaram moradores de um povoado baiano a produzirem sabão artesanal. A ideia é fazer com que as pessoas que participaram das palestras se transformem em multiplicadores e ampliem as ações na cidade.

Marcos Felipe Leal Mar­­tins, estudante de engenharia agrícola, fez parte da equipe que viajou para a Bahia. Ele deu palestras sobre saneamento básico. "Foi uma experiência muito gratificante pelo quesito social e humano. A gente aprende novas realidades e o choque que temos com essas realidades nos gratifica, nos torna pessoas com horizontes mais abertos", afirma.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessária às operações. O objetivo é contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo no processo de desenvolvimento nacional com ações participativas sobre a realidade do país e consolidar no estudante a responsabilidade social. Além disso, o projeto se integra a outras iniciativas locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]