• Carregando...
Vacina é dada em três fases | Elza Fiúza/ABr
Vacina é dada em três fases| Foto: Elza Fiúza/ABr

A pouca procura pelas doses de vacina contra hepatite B fez a Secretaria de Saúde de Apucarana, no Norte do Paraná, convocar todos com idade até 49 anos a procurar as unidades básicas de saúde e receber a dose, que é distribuída gratuitamente em todos os municípios do estado durante o ano inteiro. Apesar de a convocação ser geral, a campanha tem um público-alvo: profissionais ligados ao setor da beleza, que têm contato com fluídos orgânicos.

São várias as formas de transmissão da doença, incluindo o contato com saliva, sangue, sêmen e secreções vaginais dos pacientes infectados. O diretor do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Agnaldo Ribeiro, ressalta que, em 2013, Apucarana registrou 48 casos de hepatite. Desses, 19 do tipo B. Neste ano, já são oito casos, sendo um do tipo B.

Apesar de o município não ter estabelecido metas, o diretor afirma que a movimentação nos postos de saúde aumentou em até 30%.

O alerta para a hepatite B vem quando os principais sintomas ficam aparentes, explica Ribeiro. Entre eles estão olhos e pele amarelados, náuseas, vômitos, febre, perda de apetite e urina escura. O período de incubação varia entre um e quatro meses. Como consequência, a doença pode evoluir para cirrose hepática e até câncer de fígado.

A vacina que previne contra o vírus da hepatite B é dividida em três doses. A primeira é dada aos dois meses de idade. A próxima é feita com quatro meses e o encerramento do ciclo aos seis meses. "Caso a pessoa não tenha recebido alguma das doses, pode tomar em qualquer momento da vida", lembra Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]