• Carregando...
 | Rede Globo/ Reprodução
| Foto: Rede Globo/ Reprodução

Um grave acidente envolvendo dois caminhões e três carros matou uma pessoa e deixou pelo menos três feridos no Rodoanel de São Paulo, nas proximidades de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Após o engavetamento, que ocorreu por volta das 6h48 desta sexta-feira (9), ocorreu explosão e um líquido químico escorreu pela pista e atingiu as margens da represa Billings. O caminhão transportava 25 mil litros de óleo diesel, distribuídos em cinco compartimentos, sendo dois consumidos pelo fogo.

Polícia aguarda respostas de empresa dona de caminhão após quase 2 meses da tragédia na BR-277

Leia a matéria completa

Segundo o portal de notícias G1, o produto que vazou escorreu por baixo da ponte e se estendeu para áreas distantes do local do acidente. Por isso, muitos motoristas que estavam parados no congestionamento chegaram a deixar seus veículos, fugindo do avanço do produto. Mas a SPMar, concessionária que administra o trecho, informou ao portal que a tubulação por onde o produto se espalhava foi construída justamente para escorrer líquidos e evitar que caíssem na represa.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse, contudo, que o sistema de contenção instalado embaixo da ponte para conter produtos em caso de vazamentos não resistiu ao calor. “Os dutos que escoam para as caixas de contenção da ponte são de material plástico (PVC) e, devido ao calor das chamas vieram a se deformar, destacando-se de suas junções, fato que ocasionou derrame de óleo diesel em chamas para o leito da represa, atingindo também uma estrada de terra da concessionária SPMar”, disse, em nota.

O acidente ocorreu sobre uma ponte e o fogo foi extinto pelo Corpo de Bombeiros, que enviou 14 viaturas ao local.

O motorista do caminhão-tanque, da BR Distribuidora, não conseguiu escapar e morreu carbonizado. As demais vítimas foram atendidas pelo Samu. Uma delas, que teve ferimento mais grave, foi encaminhada para o pronto-socorro de Embu.

A explosão desta sexta-feira lembra o acidente que deixou seis mortos na BR-277, entre Paranaguá e Curitiba, no início de julho deste ano. A tragédia ocorreu no anoitecer de um domingo, depois que um caminhão-tanque carregado de combustível tombou. A carga explodiu e gerou cenas de horror na rodovia. Um laudo realizado pela Polícia Científica do Paraná apontou que o veículo causador do acidente estava a 123 km/h na hora da colisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]